Um homem de 28 anos foi preso no final da tarde de sábado (7), em Birigui (SP), acusado de tentar o próprio pai, um aposentado de 57 anos. O crime aconteceu na residência da família, no bairro Jardim Arco-Íris, onde a vítima levou pelo menos quatro golpes de faca no pescoço e permaneceu internada para tratamento.
Segundo a Polícia Militar, a tentativa de homicídio ocorreu pouco antes das 18h. Equipe foi ao local para atendimento a ocorrência de violência doméstica e no caminho foi informada que o filho estava esfaqueando o pai.
O aposentado foi encontrado sentado em uma cadeira na frente de casa, acompanhado da esposa. Segundo a polícia, ele sangrava bastante e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Como os integrantes do resgate estavam empenhados em outra ocorrência no momento, policiais militares socorreram a vítima, que foi levada ao pronto-socorro.
Ainda de acordo com a polícia, durante atendimento à ocorrência o acusado saiu do interior da residência e foi abordado na calçada. Após ser identificado ele foi algemado, confessou o crime e contou que a faca usada para tentar o pai dele estava atrás do portão no corredor lateral da casa, onde ela foi localizada.
Drogas
Segundo a polícia, o investigado estava bastante alterado, afirmou ser usuário de entorpecentes e disse que atacou o pai com golpes de faca no pescoço após se desentender com ele. Entretanto, não soube informar quantos golpes desferiu.
Os policiais que atenderam a ocorrência relataram que há registros de diversas ocorrências anteriores na residência da família tendo o acusado como autor de violência doméstica.
Preso
Levado à delegacia, o investigado confirmou ter esfaqueado o pai dele por haver desentendimentos entre eles. A mãe do acusado também foi ouvida e contou que durante a briga, o filho dela deu um soco no olho do pai e em seguida armou-se com a faca e passou a golpeá-lo, sem chance de defesa. Ele contou que tentou defender o marido, mas foi empurrada pelo acusado, caiu e sofreu escoriações.
O delegado plantonista, acompanhado de esquipe de investigação, esteve na residência da família, que foi preservada pela Polícia Militar, e acompanhou a perícia realizada pelo Instituto de Criminalística, que apreendeu a faca usada no crime.
Grave
Os policiais também estiveram no pronto-socorro e foram informados pelo médico que o quadro clínico do paciente era estável. Foram constatados dois ferimentos a faca na parte da frente e dois na parte de trás do pescoço da vítima, que passaria por tomografia para avaliar a gravidade das lesões, devido à região atingida.
Ainda de acordo com a polícia, o aposentado permitiu ser fotografado após atendimento médico. Ele confirmou que foi vítima de tentativa de homicídio praticada pelo próprio filho, sofrendo vários golpes de faca no pescoço.
Diante das evidências, o delegado decidiu pela prisão em flagrante do acusado por tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil. Após ser ouvido ele permaneceu à disposição da Justiça.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba;