Um jovem de 18 anos, morador no bairro Recanto Verde, e outro de 19, da Cohab 3, em Birigui (SP), foram detidos na madrugada deste sábado (28) acusados de participação em um assalto durante a tarde. Um terceiro participante não foi localizado pela polícia.
A vítima é um autônomo de 56 anos, morador no bairro Vista Alegre. O crime aconteceu por volta das 16h30 e como não houve flagrante, os investigados foram liberados após serem ouvidos.
Segundo a polícia, o roubo aconteceu por volta das 16h30, na rua Edilsinho Capuano, próximo ao cruzamento com a avenida Euclides Miragaia. O autônomo estava em um Toyota Corolla quando foi rendido por três assaltantes, um deles com uma arma de fogo.
Eles colocaram a vítima no banco de traz e saíram com o veículo sentido Araçatuba, com ameaças de morte e exigindo dinheiro. Como o autônomo disse que havia esquecido a carteira em casa, os bandidos o fizeram levá-los até o imóvel, onde roubaram diversos objetos que foram colocados no carro também roubado.
Localizado
Já por volta das 19h, a polícia foi informada que havia um Corolla em atitude suspeita próximo à rua Bahia e o encontraram abandonado na rua Francisco Calestini. Um rapaz que estava pelo local informou que um primo dele havia deixado o veículo junto com um colchonete, uma amostra de colchão e uma chave de fenda, sem dar explicações.
Os policiais identificaram o primo da testemunha, que é o investigado de 19 anos, apresentaram fotos dele à vítima, que o reconheceu como sendo autor do roubo. O autônomo também reconheceu o outro investigado por fotos.
Confessou
Na casa do rapaz de 18 anos a polícia encontrou o notebook, dois relógios de pulso, um celular e a chave do Corolla. Entretanto, o acusado não estava na residência.
Já o rapaz de 18 anos foi encontrado na casa dele e confessou participação no roubo. Ele teve as roupas usadas no crime apreendidas e foi levado para a delegacia, enquanto outra equipe saiu em diligências e encontrou o outro acusado em uma lanchonete na rua Ernesto Teixeira.
Arma de brinquedo
Segundo a polícia, ele estava com um revólver de brinquedo, arma que teria sido utilizada no roubo. Nela havia três munições verdadeiras. Também foram apreendidos R$ 329,00 em dinheiro que haviam sido roubados e na casa dele foram recolhidas três garrafas de uísque e uma bolsa feminina.
O Corolla foi periciado antes de ser devolvido à vítima junto com os demais objetos e dinheiro recuperados. Os acusados foram ouvidos na delegacia, já no início da madrugada, e liberados. Um inquérito será instaurado.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba