Offline
Atendimento a pessoas com sintomas respiratórios dobra em Birigui
Novidades
Publicado em 07/01/2022

O atendimento a pessoas com síndromes respiratórias mais do que dobrou em Birigui (SP) nos primeiros dias do ano. A partir desta sexta-feira (7), pronto-socorro municipal e a UBS 1 (Unidade Básica de Saúde) na Vila Bandeirantes passam a ser referência para esses casos, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme dados divulgados pela Prefeitura, do dia 25 de dezembro a 3 de janeiro, período de dez dias, foram realizados 1.498 atendimentos no pronto-socorro municipal, sendo 963 atendimentos entre os dias 25 e 31, e outros 535 entre os dias 1 e 3.

Na semana de 17 a 24 de dezembro, o número de pessoas que passou por consulta na clínica específica para esses casos no pronto-socorro foi de 501 – média de 70 por dia.

Segundo a Saúde, todos foram testados para covid-19. Já os testes para influenza seguem protocolo do Governo do Estado, que é feito somente em casos de paciente internado, o que não há em Birigui até o momento.

Atendimento

Gestores da Saúde e do pronto-socorro estiveram reunidos nesta quinta-feira (6) para definir o plano de ação para o enfrentamento de casos respiratórios, associados à covid-19 e ao novo surto de gripe, que aumentaram nos últimos dias no município. O plano segue os informes técnicos do Ministério da Saúde.

Assim, a partir desta sexta, os munícipes que tiverem sintomas de covid-19 ou influenza devem procurar o pronto-socorro municipal ou a UBS 1 do bairro Vila Bandeirantes para atendimento. A Prefeitura afirma que o quadro de funcionários do pronto-socorro foi aumentado e os espaços físicos reorganizados para a prestação de um atendimento adequado à população, com acolhimento, testagem para os casos sintomáticos e consulta médica.

 
Prefeitura afirma que o quadro de funcionários do pronto-socorro foi aumentado e os espaços físicos reorganizados (Foto: Divulgação)

UBS

Já na UBS 1 os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, mas é necessário ligar no 0800-570 7770 para fazer o agendamento. A equipe de atendentes está sendo reforçada para prestar as orientações necessárias aos munícipes e agendar as consultas.

Na tarde de ontem, a reportagem recebeu reclamação de demora para atendimento telefônico e agendamento. Sem conseguir ser atendida pelo 0800, a munícipe se dirigiu até a UBS 1, mas foi informada que não havia mais exames no dia.

Questionada, a Prefeitura esclareceu que existe uma cota de atendimento diário na UBS, mas que o PS atende 24 horas por dia.

O município nega que esteja faltando testes. “Não há limites de teste de covid, os testes serão feitos de acordo com a demanda de pacientes sintomáticos, ou seja, pacientes com sintomas de tosse, febre e dor de garganta”, explicou.

Sintomas

A orientação da secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, é para que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais liguem no 0800 ou procurem o pronto-socorro. “Em casos de falta de ar, o paciente deve procurar imediatamente o pronto-socorro”, reforça.

A Prefeitura explicou ainda que o 0800, que começou com o projeto Birigui pela Vida, em parceria com empresários durante a pandemia, foi finalizado em outubro de 2021. Atualmente funciona em outro formato, com gestão total da Secretaria de Saúde do município.

Cuidados

A secretária de Saúde reforça que a prevenção continua sendo fundamental, sendo que os cuidados devem ser os mesmos adotados durante toda a pandemia, como usar máscara, higienizar as mãos frequentemente, usar álcool em gel, manter distanciamento e evitar aglomeração.

 

 
Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
Comentários
Comentário enviado com sucesso!