Após um ano do início da campanha de vacinação contra a covid-19, Birigui (SP) ainda tem 10 mil pessoas com mais de 12 anos sem nenhuma dose do imunizante.
Com o aumento no número no início deste ano, houve maior procura pela vacina.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o recorde de vacinação foi registrado na quarta-feira da semana passada, quando 1.870 doses foram aplicadas no drive-thru do Terminal Rodoviário.
A média de imunização diária é de 600 doses, contando as quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que promoviam a campanha.
Desde ontem, são cinco UBSs com vacinação para adolescentes e adultos que precisam tomar a 1ª, 2ª ou 3ª doses: Vila Bandeirantes, Toselar, Isabel de Almeida Marin, Santana e Portal da Pérola 2. Nesses locais, as doses estão sendo aplicadas das 8h às 12h.
O drive-thru do Terminal Rodoviário passou a funcionar também em horário estendido às quartas, das 7h30 às 19h. Aos sábados, a vacinação continua das 7h às 13h. No último sábado (15) foram aplicadas 1.279 doses.
Crianças
A partir de hoje, as crianças com 11 anos completos sem comorbidades já podem se vacinar contra a covid-19. Os pontos de vacinação são as UBSs dos bairros Santo Antônio e Colinas. Nos demais postos de saúde as doses serão aplicadas, porém, com agendamento prévio na própria unidade no período da manhã.
O município pede que seja feito o pré-cadastro no site Vacina Já . A vacinação segue também para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente.
Números
Dados atualizados até quarta-feira (19), mostram que 96.628 biriguienses tomaram a primeira dose da vacina contra covid; 89.924, a segunda dose; e 31.003, a dose adicional.
No entanto, há ainda muitos faltosos. Cerca de 30 mil pessoas ainda não retornaram aos pontos de vacinação para tomar a dose adicional e outras 6,2 mil não tomaram nem a segunda dose.
A Secretaria de Saúde reforça que é importante que as pessoas completem o esquema vacinal e tomem a terceira dose para evitar casos graves da doença e sobrecarregar o sistema de saúde.
Desde ontem, a UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Birigui está com 100% de ocupação , com dez pacientes internados, todos positivos para o novo coronavírus. Outros dois leitos da pediatria estão ocupados, também com pacientes positivos para a doença.
Até o momento, Birigui registra 613 mortes por covid e 22.181 casos positivos. No entanto, o número de casos não é atualizado há dois dias por problema de instabilidade, segundo a Prefeitura, no sistema do Ministério da Saúde.
Aline Galcino - Hojemais Araçatuba