Vários bairros de Birigui (SP) ficaram, novamente, sem coleta de lixo nesta terça-feira (16). De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, dois caminhões da empresa que fornece os veículos para a coleta, por meio de licitação, quebraram.
"Em razão do não cumprimento da cláusula do contrato, no que se refere a realizar a manutenção em 12 horas e ou substituição da frota em 24 horas, a empresa foi notificada em 14/02, por volta das 17h", informou em nota por meio da assessoria de imprensa.
Após a notificação, a empresa regularizou a situação e a coleta está ocorrendo normalmente com quatro caminhões, segundo a Prefeitura. "Em 12 horas, no máximo, a coleta estará totalmente regularizada no município", garantiu.
Não foi informado se os bairros que seriam atendidos ontem terá coleta hoje ou se será feita apenas amanhã, seguindo o cronograma inicial.
Anterior
No mês passado, um problema semelhante afetou a coleta de lixo da cidade inteira. Na ocasião, os três caminhões alugados pela Prefeitura quebraram de uma só vez. Dos dois caminhões do município, um também estava quebrado, ou seja, o município tinha apenas um veículo em operação para a cidade toda.
Segundo o prefeito Leandro Maffeis (PSL), em entrevista ao Hojemais Araçatuba , após o episódio, a empresa mandou um quarto caminhão para ficar de reserva e evitar problemas semalhantes.
A Prefeitura também adquiriu um veículo, porém o prazo é de até seis meses para entrega. A aquisição foi feita por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil mais R$ 139 mil de contrapartida da Prefeitura.
Aline Galcino - Hojemais Araçatuba;