Um adolescente de 16 anos, morador em Gabriel Monteiro (SP), foi apreendido nesta quarta-feira (4), em Birigui, acusado de render uma idosa com uma faca e tentar roubá-la. A vítima reagiu e o investigado fugiu, mas foi detido quando tentava furtar bebida em um supermercado na mesma região da cidade. Ele estaria com outro adolescente, que conseguiu fugir.
Os policiais militares que atenderam a ocorrência relataram que por volta de 8h houve uma chamada na rua João de Souza Vilaça, no bairro São Cristovam, onde teria ocorrido um uma tentativa de roubo.
Eles foram atendidos pela moradora, com 63 anos de idade, que contou que após ouvir os latidos dos cães foi surpreendida por um desconhecido, que estava armado com uma faca.
Arma
De acordo com ela, o assaltante perguntou pelo filho dela e queria saber onde estaria a arma de fogo dele. Ao responder que o filho não estava na casa e que não havia arma, o invasor a pegou pelo pescoço e encostou a faca no pescoço dela.
Ele mandou que ficasse calada, afirmando que não iria acontecer nada com ela, pois ele apenas queria a arma. Entretanto, a idosa reagiu, entrou em luta corporal com o invasor e os dois acabaram caindo no chão.
Ela contou que começou a gritar por socorro e o acusado fugiu, deixando cair da roupa dele uma chave de fenda que foi aprendida, mas levou a faca. Devido à luta com o invasor a mulher queixou de dor no pescoço e no braço, mas não informado se ela precisou de atendimento médico.
Furto
Enquanto conversavam com a idosa, os policiais foram informados de um furto em um supermercado na mesma região, mas já no bairro São Vicente. No local a equipe foi informada que o dono do estabelecimento havia corrido atrás do autor e havia conseguiu detê-lo na rua Ribeiro de Barros.
Os policiais encontraram o comerciante segurando o adolescente. Questionado, ele contou que o investigado chegou ao supermercado junto com outro rapaz em uma moto Honda Titan 125 preta.
De acordo com ele, o passageiro desceu, entrou no supermercado sem o capacete e simulou que iria comprar uma garrafa de bebida alcoólica. Quando passava pelo caixa, ele aproveitou enquanto a operadora registrava a venda e saiu correndo com o produto, sem pagar.
Ainda de acordo com o comerciante, enquanto corria o adolescente deixou a garrafa cair das mãos dele e se quebrar no asfalto. Quando ocorria a detenção, tanto o adolescente quanto o comerciante caíram no chão e os dois tiveram escoriações.
O comerciante afirmou que não houve ameaça e que o investigado não exibiu nenhum objeto ou arma ao entrar e sair do supermercado.
Confessou
Os policiais militares que apresentaram a ocorrência relataram que o adolescente confirmou que ele e um amigo, que também seria adolescente, foram para Birigui para praticar o roubo na casa da idosa, acreditando que haveria arma de fogo na casa dela.
Segundo a polícia, com ele foi apreendido um saco para lixo, o qual relatou que seria utilizado para transportar objetos que pretendiam roubar da casa da idosa.
O adolescente foi apresentado no plantão policial junto com a chave de fenda que foi apreendida e após o registro da ocorrência seria encaminhado à Fundação Casa. Deve ser instaurado procedimento por ato infracional de tentativa de roubo e de tentativa de furto.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba