Offline
Programa Respeito à Vida inicia última etapa das obras de recapeamento em Birigui
Novidades
Publicado em 08/09/2023

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) divulgou nota nesta quinta-feira (7) informando que teve início nesta semana, a última etapa das obras de recapeamento asfáltico, em Birigui (SP), realizada em 9.306,92 m² da avenida Consolação.

Segundo o que foi informado, a obra faz parte do primeiro convênio firmado entre o município e o Programa Respeito à Vida. O segundo convênio, que previa apenas as obras de recapeamento em 58.463,92 m² de vias da cidade, já foi concluído na atual gestão do órgão estadual de trânsito.

As próximas obras em Birigui serão para instalação de 14 lombadas, 11 sinalizações semafóricas, uma lombofaixa e duas ciclofaixas. Todas as intervenções promovidas pelo Programa têm o objetivo de prevenir e reduzir ocorrências de sinistros e mortes no trânsito e o investimento total é de R$ 7,5 milhões. 

Esses investimentos integram o pacote de obras realizadas em todo o território paulista com a maior destinação da história do Respeito à Vida para melhorias no sistema de tráfego. Só em 2023, mais de R$ 302 milhões, oriundos das multas de trânsito, foram investidos em iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à sinalização em municípios paulistas.

Atualmente 587 municípios do Estado de São Paulo estão conveniados ao Respeito à Vida. Em uma próxima etapa do programa, as cidades que ainda não aderiram ao convênio poderão providenciar essa adesão.

Sobre o Respeito à Vida

O Respeito à Vida é mantido com verbas provenientes da arrecadação com multas de trânsito aplicadas pelo Detran-SP. O principal objetivo é utilizar esses recursos como combustível para a realização de intervenções de segurança viária, da mesma forma que impostos devem ser revertidos em benefícios para a população em obras e serviços.

O programa do governo do Estado atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pelo Detran, o Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que reúne informações sobre acidentes de diversas fontes, como as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

 

 
Da Redação - Hojemais Araçatuba
Comentários
Comentário enviado com sucesso!