A Polícia Militar de Birigui (SP) prendeu nesta segunda-feira (25), com auxílio de um segurança de um supermercado, um homem acusado de furtar a moto de um cliente que havia sido deixada no estacionamento do estabelecimento. O investigado foi detido quando retornou ao mercado, após abandonar o veículo, com o qual havia caído durante a tentativa de fuga. Ele confessou o crime.
A reportagem apurou que o segurança do estabelecimento suspeitou quando viu o investigado sobre a moto da vítima, uma Honda Titan ano 1998. Ele tem conhecimento que o dono da moto é cliente habitual do mercado e sempre busca bananas para dar para os macacos.
Ainda de acordo com o que foi informado, esse homem teria o costume de deixar a chave no contato da moto e ao ver o investigado tentando dar um tranco para acionar o motor, o segurança procurou a vítima e perguntou se ela havia emprestado o veículo para a alguém.
Como a resposta foi negativa, ele pegou a moto emprestada de um colega de trabalho e tentou acompanhar o investigado, mas o perdeu de vista quando seguia pela avenida João Cernach.
Caiu
Porém, nas proximidades da escola Vicente Felício Primo, ele viu pelo chão uma caixa que a vítima usa para transportar as bananas que pega no mercado.
Em contato com uma pessoa que estava pelo local, o segurança foi informado que a pessoa que conduzia uma moto com a caixa na garupa havia caído com o veículo, levantado em seguido e saído em direção à rua Egídio Navarro, deixando a caixa para trás.
Voltou
Ainda de acordo com que o que foi relatado, cerca de meia hora após retornar ao mercado, o segurança viu o investigado novamente no estacionamento e imaginou que ele fosse praticar outro furto, por isso o abordou e acionou a Polícia Militar.
O segurança disse que o investigado tinha ferimentos em um dos pés e ele confirmou que havia caído com a moto e admitiu o furto, informando que a havia deixado perto de outro supermercado.
Preso
Os policiais militares que apresentaram a ocorrência confirmaram que após serem informados de um furto de moto em um mercado na região central de Birigui, realizaram diligências, mas não encontraram o autor e o veículo.
Minutos depois eles teriam sido informados que havia uma moto abandonada na rua Manoel Domingues Ventura, nas proximidades do Sesc, e que o segurança do mesmo mercado havia detido o autor, que havia retornado ao estabelecimento.
Segundo a equipe, o acusado declarou estar em situação de rua, ser usuário de crack e assumiu o furto da moto. Disse ainda que após sofrer a queda seguiu em frente, mas abandonou o veículo por ter ficado sem combustível.
Confirmou
O dono do veículo foi ouvido na delegacia e confirmou que o havia deixado estacionado e entrado no depósito do mercado para pegar bananas que os funcionários separam para serem oferecidas aos macacos.
Ele disse que chegou a ver o acusado nas imediações, não o conhecia, e acreditou que ele fosse pedir dinheiro ou comida, porém, não chegou a dizer nada. E que ao afastar da moto, foi informado do furto.
O delegado que presidiu a ocorrência confirmou a prisão em flagrante e arbitrou fiança no valor de R$ 1,3 mil. Como o dinheiro não foi apresentado, o investigado permaneceu à disposição da Justiça.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba