Um morador de Birigui, foi autuado em R$500,00 reais pela Polícia Militar Ambiental nesta segunda-feira (23), após ser flagrado mantendo uma ave da espécie Papagaio Verdadeiro em cativeiro, sem autorização dos órgão competentes.
Segundo foi apurado, durante atendimento de denúncia de público interno, quanto a pássaros em cativeiro, uma equipe da Polícia Militar Ambiental realizou vistoria em uma residência na cidade de Birigui (SP), onde apenas um pássaro da espécie Papagaio Verdadeiro foi encontrado.
Segundo o morador encontrou desde filhote na rua, quando morava em São Paulo com um anel na pata, e acabou cuidando dele. Ainda segundo ele, a anilha foi retirada para não machuca-lo, que possui cadastro técnico federal, mas tem tem autorização para criar o Papagaio.
Diante dos fatos, o morador foi cientificado, sendo elaborada uma autuação no valor de R$500,00 reais por incorrerem no disposto no artigo 25 da Resolução SIMA 005/2021. O pássaro e o viveiro ficou depositado ao infrator, no local do fato. A ocorrência será encaminhada ao Distrito Polícial do município via ofício.
Diego Alves