Da redação Diego Alves
Nesta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Birigui votará um projeto de lei que visa instituir o Prêmio “Carlos Gomes Barca” no município. Este prêmio será concedido anualmente a um profissional ou empresa que se destaque no desenvolvimento de projetos de responsabilidade ambiental.
O projeto, apresentado com o intuito de homenagear aqueles que contribuem significativamente para a preservação do meio ambiente, propõe que a entrega do prêmio seja realizada durante uma cerimônia solene na primeira quinzena de junho, coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O homenageado será indicado pela Comissão do Meio Ambiente da cidade, que encaminhará a seleção à Câmara Municipal com pelo menos 60 dias de antecedência da sessão de homenagem.
O Prêmio “Carlos Gomes Barca” busca reconhecer e incentivar iniciativas como a desenvolvida pelo próprio Carlos Gomes Barca, que implementou um sistema de refrigeração na sede de sua rádio, utilizando tubulação de cerâmica para reduzir a temperatura ambiente em até 6 graus. Além disso, Barca foi um entusiasta da coleta de óleo, contribuindo para mitigar a poluição ambiental.
A sustentabilidade é um tema de extrema relevância para a qualidade de vida das atuais e futuras gerações, exigindo a participação ativa de todos os setores da sociedade. A responsabilidade ambiental não se limita apenas às empresas, mas deve ser um compromisso de cada cidadão para garantir a preservação dos recursos naturais e a saúde do planeta.
Caso aprovado, as despesas decorrentes da realização do prêmio serão custeadas por dotação própria orçamentária do Poder Legislativo local.
Diante da importância deste projeto elaborado pelo Vereador Marcos Antônio Santos (União Brasil), para o reconhecimento das boas práticas ambientais em Birigui, espera-se o apoio dos membros da Câmara Municipal para sua aprovação.
Quem foi Carlos Gomes Barca
Carlos Gomes Barca foi um radialista e empresário, conhecido como fundador e por seu trabalho na rádio Pérola FM, sediada em Birigui, São Paulo. Ele foi uma figura importante na comunicação local, contribuindo para o desenvolvimento da rádio e para a promoção da cultura e da informação na região.