Offline
OUÇA A RÁDIO AO VIVO

 Ouça a Radio Ao Vivo

Previsão de iniciar obras de hospital estadual em Birigui em março não se concretiza
Por Administrador
Publicado em 02/04/2025 08:07
Novidades

O mês de março terminou e não se concretizou a previsão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do início das obras de construção do Hospital Estadual Alto Noroeste, em Birigui (SP). Em visita à cidade em 21 de dezembro, para anunciar o lançamento do edital para contratação da empresa que executará o serviço, ele comentou que a previsão era de que as propostas das interessadas fossem conhecidas em fevereiro.

Ainda de acordo com ele, pelo cronograma, a assinatura do contrato para a emissão da ordem de serviço ocorreria até março. “A gente já está com o edital na praça, em fevereiro a gente faz abertura da licitação, são dois anos de obras e a gente vai procurar comprimir o cronograma” , informou o governador na ocasião, acrescentando que a ideia é tentar reduzir esse prazo.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde para saber se houve algum imprevisto com relação ao edital e se há previsão de início das obras. A Pasta respondeu que o processo para a construção do Hospital Regional de Birigui segue dentro do prazo previsto e que as obras se iniciam no primeiro semestre deste ano. 

Desafogar

A construção do Hospital Estadual em Birigui é bastante aguardada pois ele poderá ajudar a desafogar a Santa Casa de Araçatuba, que o único hospital referência em alta complexidade para 40 municípios da área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde).

Durante a visita de Tarcísio, o diretor do DRS-2, Francisco Balsalobre, explicou que 85% dos atendimentos da Santa Casa de Araçatuba são de média complexidade, sobrando apenas 15% para alta complexidade. Ainda de acordo com ele, o novo hospital deve atender 60% de média complexidade e 40% de alta complexidade, oferecendo cirurgias como cateterismo, ortopedia e neurocirurgia.

Ele será construído em área próxima do entroncamento da rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461) com a Marechal Rondon (SP-300) e poderá atender vítimas de acidentes em situação de urgência e emergência, também desafogando a Santa Casa de Araçatuba.

Dinheiro

A estimativa é de que sejam investidos R$ 520 milhões na construção do novo hospital, que deve ter esse mesmo custo anual de manutenção. A obra será custeada com recursos provenientes do leilão dos serviços lotéricos estaduais, que foi realizado em 1 de novembro na sede da Bolsa de Valores (B3) e arrecadou R$ 600 milhões em outorga fixa. O dinheiro também será usado na construção do Hospital Regional de Itapetininga.

 
 
 
Agência Trio Notícias
Comentários
Comentário enviado com sucesso!