Offline
OUÇA A RÁDIO AO VIVO

 Ouça a Radio Ao Vivo

Construção do Hospital Estadual de Birigui deve começar em junho
Por Administrador
Publicado em 14/04/2025 08:37
Novidades

 

 
Agência Trio Notícias
 
 

Durante reunião com prefeitos em Penápolis (SP) na tarde de sábado (12), o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, informou que a obra de construção do Hospital Estadual de Birigui deve ter início em junho. A unidade terá 274 leitos distribuídos em sete andares e será referência em atendimento de média e alta complexidade para os 40 municípios da área de abrangência do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde).

Segundo o secretário, já estão sendo executadas obras de terraplanagem na área, que fica próximo do entroncamento da rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461) com a Marechal Rondon (SP-300). Ainda de acordo com ele, o processo de licitação está ocorrendo sem intercorrências e existe uma meta audaciosa do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é de colocá-lo em funcionamento até junho de 2026.

“Na realidade ele quer que termine em abril, porque se por acaso ele se desincompatibilizar, ele tem que fazer isso em abril, aí em abril ele gostaria de inaugurar, porque é uma obra dele, se não desincompatibilizar, aí é junho, para poder inaugurar” , revelou. Ainda de acordo com o secretário, para que essa meta seja atingida, não irá faltar recursos para que a obra ande rápido. 

Independência

Eleuses comentou ainda que essa urgência é necessária porque a região conta apenas com um hospital que atende os casos de alta complexidade para 40 municípios. Ele não citou nome, mas essa unidade é a Santa Casa, que teria o reforço do hospital em Birigui para esse tipo de atendimento.

“Infelizmente a gestão desta unidade, que não é do Estado, ela é uma filantrópica, eu sempre tenho problemas com ela e eu sei que isso flutua na região então a ideia da gente é não depender só de uma unidade, mas a gente ter duas unidades, sendo uma filantrópica, em Araçatuba, e ter uma estadual, as duas podendo atender alta complexidade” , esclareceu.

Outros hospitais

Ele disse ainda que tem discutido muito com o DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) como fazer para os hospitais de pequeno porte aumentem o atendimento. “Nós aumentamos em duas vezes o teto desses hospitais ”, informou.

Segundo o secretário, aumentando o locais de com atendimento de baixa e média complexidade, sobra mais espaço para atendimento aos pacientes de alta complexidade. “Então, um dos nossos focos é realmente a construção do hospital de Birigui e eu espero, que no ano de 26, a gente possa estar, comemorando, inaugurando” , reforçou.

Ampliação

Ainda durante o encontro, a pediatra Mirela Fink, que foi vice-prefeita de Penápolis na gestão passada e segue atuando na Secretaria de Saúde do município, questionou sobre a possibilidade de habilitar leitos de alta complexidade para algumas especialidades que a Santa Casa de Penápolis teria condições de atender.

Ela comentou inclusive do baixo número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica para atender os 40 municípios da região. Hoje são apenas 20 leitos existentes na Santa Casa de Araçatuba, sendo 17 neonatal e apenas três pediátricos.

O secretário explicou que existe todo um procedimento para isso, desde o envio do projeto para análise do setor responsável no DRS-2, para posterior avaliação em um colegiado de representantes dos municípios e do governo do Estado para a viabilidade e, ainda, o encaminhamento ao Ministério da Saúde.

Segundo o que foi informado, quando chega na etapa federal, os projetos não andam. Porém, em casos onde há aprovação nesse colegiado municipal e estadual, o governo do Estado já estaria autorizando o custeio desses leitos, que é o que deve acontecer no caso dos dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica na Santa Casa de Araçatuba.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!