Birigui possui 60 casos confirmados de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, sendo 47 pacientes já curados, e mais uma morte em investigação.
Trata-se do ex-vereador de Birigui (SP) João Flávio Marin Salmeirão, que morreu na madrugada deste sábado (30), vítima de problemas cardíacos. No entanto, como ele também apresentou falta de ar, foi coletado material para exame de covid-19, enviado ao instituto Adolfo Lutz.
Conforme boletim epidemiológico divulgado neste domingo, Birigui tem até o momento 440 casos notificados do novo coronavírus, sendo que 286 casos suspeitos da doença ainda estão em investigação epidemiológica. Desses, apenas 6 aguardam resultado de exames.
Os 280 restantes são classificados como síndrome gripal, quando a pessoa tem sintomas de gripe e recebe apenas indicação de tratamento domiciliar. Na síndrome gripal, não é feito exame para diagnóstico.
No momento é realizada coleta via SUS para exame de diagnóstico de covid-19 somente de profissionais de saúde, pacientes internados por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e óbitos.
Do total de oito mortes notificadas por suspeita da doença no município, apenas uma foi confirmada até o momento. A vítima é uma mulher de 49 anos, que possuía comorbidades e faleceu no dia 24 de maio.
Seis mortes foram descartadas por exames.