A Prefeitura de Birigui informa que a partir desta quarta-feira, dia 15 de julho, passa a valer o Decreto Estadual sobre o fechamento do comércio e o funcionamento dos serviços considerados essenciais.
Conforme havia decretado anteriormente, o prefeito Cristiano Salmeirão tomou medidas para que Birigui deixasse a faixa vermelha do Plano São Paulo, que monitora o avanço da covid-19.
“Infelizmente ainda estamos na faixa vermelha. Com isso, temos que seguir o Governo do Estado de São Paulo, que determina o fechamento do comércio” falou Salmeirão, que assinou novo decreto relacionado à pandemia da covid-19.
As novas determinações estão no decreto municipal número 6.693, de 14 de julho de 2020. A íntegra do documento está disponível no Diário Oficial Eletrônico (birigui.sp.gov.br) desta quarta-feira (15).
Após fechados nos últimos dois domingos (5 e 12 de julho), os supermercados estão livres para atendimento, desde que respeitando as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
UTI COVID
A medida de fechar o comércio e os supermercados (por dois domingos) deu resultado. Antes, a UTI covid na Santa Casa de Birigui estava com ocupação 100%.
Nesta terça-feira, dia 14, o hospital informou que há quatro vagas na UTI para tratamento da doença.
ENQUANTO BIRIGUI ESTIVER NA FAIXA VERMELHA, continuam suspensos o funcionamento de academias, salões de beleza e serviços similares, o consumo de alimentos e bebidas em bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e supermercados, entre outros.
Os estabelecimentos de comida e bebida podem utilizar os serviços de Delivery e Drive thru.
Continuam autorizados os serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados, padarias, lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas e demais serviços elencados como essenciais.
Os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar devem seguir os protocolos sanitários da OMS e órgãos de saúde, destacando o uso de máscara, uso de álcool em gel e distanciamento recomendado.
O novo decreto mantém proibido aglomerações em qualquer ponto da cidade após às 19h.
TERMINAL – O Terminal Rodoviário de Birigui segue fechado e o serviço de transporte circular coletivo segue suspenso.
Também segue suspenso por tempo indeterminado o atendimento no terminal de ônibus interestadual e intermunicipal.
A data da reabertura do terminal e o retorno do serviço de transporte coletivo serão informados nos próximos dias pela administração.
A entrada de ônibus com trabalhadores de outras cidades que atuam em Birigui está autorizada, desde que utilizem máscara de proteção facial.
PREFEITURA DE BIRIGUI
Assessoria de Imprensa