Quatro homens foram detidos na tarde de terça-feira (17), em Birigui (SP), suspeitos de terem participado do assalto à residência de um casal de idosos, na região central da cidade. O crime aconteceu por volta das 3h e eles foram encontrados na tarde seguinte, empurrando uma picape Saveiro roubada das vítimas.
Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 14h30 houve denúncia de que havia alguns homens empurrando a Saveiro na avenida João Cernach, nas imediações do Burguer King. Segundo a denúncia, essa picape teria sido roubada. Uma equipe foi para o local e, ao perceber a aproximação da viatura, os investigados abandonaram o veículo e fugiram.
Um vendedor de 22 anos, residente no bairro Vila São Braz, foi detido no cruzamento das ruas Vera Cruz e Tamoio e teria confessado participação no assalto, dizendo que havia dirigido a Saveiro.
Os outros acusados são dois irmãos, um com 18 e outro com 22 anos, e o tio deles, um pedreiro de 35 anos. Todos moram em uma casa na rua Tamoio e foram detidos posteriormente.
O jovem de 18 anos teria admitido a participação no crime, o irmão dele ficou calado e o tio dos dois alegou que teria sido chamado pelos três acusados para empurrar a Saveiro, não tendo participado do roubo.
Roubo
Os quatro foram levados para a delegacia e durante o registro da ocorrência foi constatado que havia um boletim de ocorrência ainda em aberto, sendo registrado na Delegacia Eletrônica.
Nele, um aposentado de 81 anos relatou que teve a casa invadida por dois homens, por volta das 3h30. Os ladrões arrombaram a janela, invadiram o imóvel e renderam ele e a mulher dele, uma aposentada de 76 anos. A dupla fugiu levando aparelhos eletroeletrônicos e R$ 700,00 em dinheiro. Os objetos furtados foram colocados na Saveiro da vítima, que também foi roubada.
Sem flagrante
O delegado Eduardo Lima da Paula, que registrou a ocorrência, determinou que as vítimas fossem localizadas e comparecessem à delegacia. Segundo a polícia, o casal reconheceu apenas o jovem de 18 anos como sendo um dos autores do roubo.
Entendendo que não houve situação de flagrante, pois já haviam passado diversas horas dos fato, e que apenas um deles foi reconhecido, o delegado registrou a ocorrência e liberou os investigados.
A picape foi devolvida às vítimas e não há informações sobre a localização dos demais objetos e do dinheiro roubados. Um inquérito policial foi instaurado com o intuito de identificar os demais autores do delito.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba