A Polícia Militar de Birigui (SP) conseguiu recuperar na noite de segunda-feira (14), uma moto que havia sido furtada. O veículo foi encontrado quatro minutos após a vítima ter comunicado o crime e estava com um adolescente de 16 anos.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, os furtos de veículos em Birigui tiveram aumento de 47% neste ano, em comparação com o período de janeiro a outubro de 2019.
No caso de segunda-feira, a vítima, um monitor de 36 anos, disse à polícia que deixou a Honda Titan estacionada e destravada na frente da casa dele, na rua Manoel Domingos Ventura, Vila Xavier.
Quando foi pegá-la, às das 23h20min, descobriu que ela havia sido furtada e imediatamente comunicou à Polícia Militar.
Detido
Às 23h24, equipe que estava em patrulhamento pelo bairro Cidade Jardim viu o adolescente, que é conhecido por furtos de motos, conduzindo uma Honda Titan pela avenida Cidade Jardim, sem capacete.
Os policiais passaram a acompanhá-lo, deram ordem de parada, mas não foram atendidos. Quando já estava na avenida Vitória Régia, o adolescente abandonou a moto e saiu correndo, mas foi alcançado e detido.
Comprou
Segundo a polícia, o rapaz não trazia nada de irregular, mas ao consultar a placa do veículo foi constatada que a queixa de furto havia sido feita quatro minutos antes. Não havia danos na ignição da moto e o adolescente alegou ter comprado por R$ 70,00 de um “nóia” durante a manhã, o que não bate com a denúncia da vítima.
Ele foi levado para a delegacia, onde também esteve a mãe dele. Após ser ouvido, foi liberado. A moto foi devolvida à vítima.
Furtos
Levantamento divulgado pela SSP aponta que de janeiro a outubro deste ano já foram registrados 140 furtos de veículos em Birigui, média de quase um a cada dois dias. Em todo ano passado foram 136 furtos e houve 95 nos primeiros dez meses do ano.
Como comparativo, Araçatuba, que é sede da região, registrou 98 furtos de veículos de janeiro a outubro deste ano, ou seja, 42 a menos do que em Birigui. Além disso, Araçatuba teve queda nessa estatística, pois de janeiro a outubro de 2019 havia registrado 110 veículos furtados.
No caso de Birigui, muitos dos furtos são cometidos por adolescentes, vários deles conhecidos da polícia e que são detidos com frequência conduzindo motos furtadas.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba