Offline
Frota ultrapassa os 100 mil veículos em Birigu
Novidades
Publicado em 23/04/2021

O Observatório de Inteligência Econômica, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Birigui (SP), informa que a cidade ultrapassou a marca de 100 mil veículos emplacados na cidade, totalizando 104.384 mil unidades incluindo todas as categorias. O levantamento foi feito com base nos dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

De acordo com o levantamento, desse total, 26.119 são motocicletas e 12.382 são motonetas, o que corresponde a 36,8% do total. Os automóveis são 47.928; 6.435 são caminhonetes (veículos com carga de até 3,5 toneladas); 2.697 mil caminhonetas (veículo misto de carga e passageiros); 1.978 caminhões e 360 tratores.

O Observatório de Inteligência Econômica constatou que há na cidade, nove veículos fabricados antes da década de 1950 e, 491 fabricados entre 1951 e 1970.

Crescimento

Segundo o Observatório, os dados evidenciam o crescimento acelerado da frota biriguiense, pois entre 2010 e 2020, foram agregados à frota local, 35.651 veículos de todas as categorias. Entre o início de 2020 e janeiro deste ano, foram mais 2.214 unidades incorporadas.

“Esse dinamismo traz efeitos multiplicadores positivos na economia local, tendo em vista que constituem um termômetro que norteia investimentos e a abertura de novas empresas para o atendimento ao segmento, entre elas autopeças; postos de combustíveis; autoelétricas; lava jatos; mecânicas, empresas de seguros e garagens, entre outras”, informa nota distribuída à imprensa.

Políticas públicas

Ainda de acordo com o Observatório de Inteligência Econômica da Prefeitura de Birigui, essas empresas representam importantes engrenagens do setor produtivo, favorecendo o desenvolvimento econômico local e a geração de empregos e renda.

O órgão explica ainda que esses dados auxiliam a gestão pública no mapeamento das características e dinâmica da frota municipal, subsidiando o embasamento das políticas públicas de mobilidade urbana.

Essa é justamente uma das funções do projeto Observatório, que visa suprir as demandas de informações e conhecimentos dos agentes econômicos da cidade e subsidiar políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e o desenvolvimento local. Os relatórios divulgados estão disponíveis no site sedecti.org .

 

 
Da Redação - Hojemais Araçatuba
Comentários
Comentário enviado com sucesso!