Um menino de 10 anos e o irmão dele, de 14, foram levados a um abrigo em Birigui (SP) pelo Conselho Tutelar na quinta-feira (6), após serem encontrados sozinhos na rua. Eles disseram que foram abandonados pela mãe após serem agredidos por ela.
Segundo o boletim de ocorrência, policiais militares foram comunicados que havia duas crianças perdidas, mas ao encontrá-las, eles foram informados que na verdade os meninos haviam sido deixados sozinhos na rua pela mãe, após serem agredidos por ela.
Os irmãos foram levados para a delegacia, foi feito contato com o Conselho Tutelar, que os acompanhou até o pronto-socorro, onde receberam atendimento médico.
Não estudam
Levados de volta à delegacia, os meninos foram ouvidos na presença do conselheiro tutelar. Eles contaram que há cerca de um mês estão residindo com a mãe em Birigui, em uma casa no bairro Parque das Nações. Os garotos disseram que não estão matriculados na escola e que a mãe deles os leva para vender pães e salgados.
Segundo os meninos, na quinta-feira, enquanto o adolescente vendia pães, o irmão mais novo ficou brincando em uma praça e acabou voltando sozinho para casa, fato que teria deixado a mãe dele furiosa. Ela teria mandado ele voltar e encontrar o irmão.
Agressões
Quando os dois chegaram juntos na residência, a mãe deles teria agredido o adolescente utilizando um cabo de vassoura e batido na criança com um tapa no rosto e um chute no estômago.
Segundo os garotos, esta não foi a primeira vez que eles foram agredidos pela mãe, que após as agressões os colocou no carro, com o qual saiu e os deixou sozinhos na rua, indo embora em seguida.
A mulher, que teria 30 anos e seria natural de São Paulo, não foi encontrada pela polícia. Os meninos foram encaminhados a um abrigo, sob responsabilidade do Conselho Tutelar, onde permaneceriam até que um familiar fosse encontrado.
O caso foi registrado como lesão corporal e maus-tratos.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba