A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui amplia o público-alvo da vacinação contra a influenza, o vírus da gripe. Idosos acima de 60 anos e professores da rede pública e privada de ensino do município começam a ser vacinados a partir desta terça-feira (11/05).
Terça e quarta-feira a imunização acontecerá nas 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) das 7h30 às 12h, e também no drive-thru do Hangar, das 7h30 às 16h. Os idosos devem apresentar a carteirinha de vacinação ou RG. Além do documento pessoal, os professores devem levar comprovante de vínculo ativo.
Conforme norma técnica do Ministério da Saúde, as pessoas que receberam recentemente a vacina contra a covid-19 precisam aguardar o intervalo mínimo de 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe. Isso vale tanto se for a primeira ou segunda dose contra o coronavírus.
Podem também comparecer nas UBSs e no drive-thru do Hangar as crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e profissionais da saúde que ainda não foram vacinados. A partir de quinta-feira (13) a vacinação será apenas nas 11 UBSs da cidade.
A vacina contra a gripe protege contra o vírus influenza A (H1N1) e duas variantes: A (H3N2) e influenza B. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, destaca que a vacina é importante para evitar casos graves da doença, que podem levar a internação e a óbito.
BALANÇO
Até o momento foram aplicadas 4.342 doses da vacina contra a gripe, o que representa uma cobertura vacinal de 7,4% do público-alvo. Já foram imunizadas 2.847 crianças de seis meses a menores de 6 anos; 336 gestantes. 67 puérperas e 1092 profissionais de saúde.
A campanha terá ainda uma terceira fase, que começa em 9 de junho, para as pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e outros. Englobando todos os grupos, a previsão é que sejam imunizadas 43.809 pessoas no município. A meta é vacinar no mínimo 90% do público-alvo.
PM.BIRIGUI;