José da Silva, 67 anos, foi preso nesta sexta-feira (2), em Birigui (SP), acusado de uso de documento falso. Ele era considerado foragido da Justiça desde 2012, condenado por homicídio qualificado no Estado do Mato Grosso do Sul.
O delegado Eduardo Lima de Paula foi ao Poupatempo acompanhado de equipe de investigadores, após uma papiloscopista policial identificar que as digitais dele não coincidiam com as do RG cadastrado em nome da pessoa que ele dizia ser.
O acusado foi conduzido ao 1º Distrito Policial, onde foram realizadas diversas pesquisas nos sistemas policiais disponíveis, confirmando a verdadeira identidade dele, que estava utilizando os documentos de um irmão.
Valparaíso
Segundo o delegado, o acusado confessou que cumpria pena por homicídio qualificado no CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Valparaíso, de onde estava foragido desde janeiro de 2012.
Disse ainda que para não ser identificado e preso, passou a utilizar o nome e demais informações de um irmão dele. O mandado de prisão contra o foragido foi expedido em 25 de janeiro de 2012 pela 1ª Vara de Execuções Criminais de Araçatuba, com prescrição em 1 de janeiro de 2024.
Além de ser cumprido o mandado de prisão, o acusado será indiciado por falsa identidade. Após a conclusão do boletim de ocorrência, Silva foi encaminhado para a cadeia de Penápolis, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba