A Polícia Militar de Birigui (SP) prendeu neste domingo (11) um jovem de 23 anos, morador no bairro Recanto Verde, e um motorista de 49 anos, do Portal da Pérola, acusados de furtarem três máquinas em um galpão de uma oficina. Havia um buraco na parede do imóvel por onde os equipamentos foram retirados.
O flagrante aconteceu por volta das 11h30 e a polícia já havia estado nesse barracão, que fica na rua João de Souza Suzano, também no Recanto Verde, após denúncia de furto. Porém, quando a equipe esteve no local pela primeira vez nada de irregular foi encontrado.
Cerca de uma hora após o primeiro atendimento houve nova denúncia, informando que os autores do crime estavam usando um caminhão com a frase "Deus acima de tudo" escrita no baú para transportar os objetos furtados.
Encontrado
Em patrulhamento pelas imediações, os policiais encontraram um caminhão Hyundai HR com essa mesma frase no baú, no cruzamento da rua Leonora Fiorotto com a Vicente Lopes Tetilla. Foi feita a abordagem e constatou-se que o veículo era conduzido pelo motorista, que alegou ter sido contratado por R$ 50,00 para fazer um carreto transportando peças da oficina.
Ele levou a equipe até à casa do jovem, na rua Américo de Oliveira Spinola, onde foi encontrada uma forrageira, uma garapeira e uma máquina agrícola. Segundo a polícia, o morador assumiu o furto dos equipamentos, alegando que encontrou o galpão aberto.
Buraco
De volta ao local do crime, os policiais constataram que havia um buraco na parede, por onde as máquinas foram retiradas. Equipe do Instituto de Criminalística realizou perícia no prédio e a polícia foi informada que o proprietário da oficina está em São Paulo.
Ele deixou uma vizinha cuidando do imóvel na ausência dele, mas a mulher não pode comparecer à delegacia porque está em quarentena, se recuperando da covid-19.
Os dois foram levados para o plantão policial, onde o motorista, em depoimento, alegou que realiza fretes e havia prestado um trabalho para o pai do jovem e ele teria pedido ajuda para transportar alguns objetos que teria recebido como pagamento por desmanchar um barracão. Afirmou ainda que não sabia que os equipamentos eram furtados.
Passando necessidade
O jovem confirmou a versão do motorista, dizendo que ele não sabia que os objetos eram furtados. Ainda segundo a polícia, o investigado disse que cometeu o crime por estar passando necessidades em casa e que teria a energia cortada nesta semana se não pagasse. Entretanto, ele negou ter arrombado o prédio, afirmando que encontrou a porta aberta.
O delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela prisão em flagrante da dupla e, no caso do jovem, representou pela conversão da prisão dele em preventiva. Foi levado em consideração que ele possui antecedentes criminais.
O motorista também ficou à disposição da polícia, já que o furto qualificado não prevê fiança na fase policial. Os objetos recuperados foram deixados na delegacia para serem retirados pelo proprietário. O caminhão usado no transporte foi recolhido e levado ao pátio de um guincho.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba