Um jovem de 19 anos foi detido na tarde de terça-feira (3), em Birigui (SP), ao ser flagrado se passando por um aluno adolescente em uma escola estadual da cidade. Ele alegou à polícia que queria ajudar um suposto "primo de consideração" que estaria com dificuldade de aprendizado a passar de ano.
A Polícia Militar foi à escola instalada no Recanto dos Pássaros durante a tarde, ao ser chamada pela direção. De acordo com a diretora da escola, o investigado estava se passando por um adolescente que não comparecia às aulas desde julho do ano passado.
Desconfiando de que o jovem não era o aluno, ela o chamou para conversar, fez diversas perguntas, mas ele insistiu afirmando que era o adolescente. A direção da escola fez contato com o Conselho Tutelar e mesmo assim, o investigado continuou dizendo que era o adolescente.
Confessou
Ele só revelou a verdadeira identidade após a coordenadora da escola vê-lo e confirmar que não se tratava do aluno que estava evadido. Pressionado, o rapaz confessou que já havia concluído o ensino médio e foi levado para a delegacia.
Em depoimento, ele disse que concluiu os estudos no ano passado, mas queria ajudar o “primo de consideração”, que disse conhecer desde criança, mas não sabia o nome dele completo. Esse suposto primo estaria matriculado no 7.º ano, mas ele estava na sala do 8.º ano.
Ainda segundo o investigado, ele perguntou a outro conhecido que estuda no 8.º ano se havia algum aluno da classe dele que estava sem comparecer às aulas. Ao ser informado que o adolescente estava faltando, decidiu se passar por ele.
Por fim, o investigado afirmou que não foi pedido nenhum documento a ele para entrar na escola e que foi o primeiro que assistia as aulas na 8ª série.
Educação
Procurada pela reportagem, a Secretaria da Educação do Estado informou que lamenta o acontecido e que nunca houve notificação de outro caso como este.
"A equipe da escola percebeu o problema rapidamente e a pessoa foi retirada da unidade escolar. O Conselho Tutelar e a Polícia Militar foram acionados e todas as providências necessárias estão sendo tomadas", informa a nota.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba