Equipe do GOE/DEIC (Grupo de Operações Especiais da Divisão Especializada em Investigações Criminais) de Araçatuba (SP) prendeu nesta quinta-feira (26), dois moradores em Birigui, acusados de participarem de um assalto em Gabriel Monteiro.
A vítima é uma idosa de 73 anos, também moradora em Birigui, e segundo a polícia, um dos presos, de 42 anos, é amigo dela, seria o autor intelectual do crime e teria se passado por vítima.
O flagrante foi feito no início da tarde por equipe que seguia para Birigui cumprir uma ordem de serviço e foi informada do roubo ocorrido pela manhã em Gabriel Monteiro. A informação passada inicialmente foi de que dois homens armados haviam rendido a idosa e o investigado, que pintava uma casa. Os bandidos teriam fugindo levando cartões bancários, celulares e dinheiro das vítimas.
Os investigadores receberam a foto de um dos suspeitos e do veículo utilizado, um VW Gol. Pela placa eles conseguiram identificar o proprietário do carro, que tem 27 anos e mora no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Birigui.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, inicialmente ele contou uma história dissimulada, mas ao ser levado para a delegacia confessou participação no crime e revelou que a pessoa que estava com a vítima no momento do assalto seria o autor intelectual do roubo.
Planejado
Segundo o dono do carro, o amigo dele teria um relacionamento com a idosa e costumava levá-la aos lugares onde ele trabalha. O investigado disse que nesta quinta-feira, após levar a vítima para Gabriel Monteiro onde faria um serviço, o amigo dele pediu que levasse dois rapazes e duas moças até onde ele estava para simular um roubo e tomar o dinheiro da idosa.
Ainda segundo o investigado, ele pegou os dois casais na Dr. Gama, em Birigui, os quais perguntaram se ele era o motorista de aplicativo que os levariam a Gabriel Monteiro.
Todos seguiram para o local combinado, sendo que ele estacionou o carro na esquina e os passageiros desceram. Eles retornaram cerca de dez minutos depois, pedindo que os levassem de volta a Birigui. Segundo o investigado, ele não conhece essas pessoas.
Por fim, o dono do carro revelou que o amigo dele havia tirado fotos de todos os documentos da idosa e encaminhado a ele para tentar dar um golpe na vítima.
Roubo
A idosa foi ouvida na delegacia e confirmou que conhece o pintor acusado de arquitetar o roubo. Ela contou que mora em Birigui e que o investigado está pintando a casa dela. Apesar de não costumar acompanhá-lo, ao saber que ele iria a Gabriel Monteiro, decidiu ir junto, por ter familiares na cidade.
De acordo com ela, quando os dois estavam no fundo da casa que o investigado estava pintando, dois homens invadiram o imóvel. Um deles a agarrou por trás e mandou deitar no chão. Ainda segundo a vítima, o outro estava com um revólver, apontou para a cabeça do pintor e o derrubou.
Eles roubaram os celulares, R$ 50,00 em dinheiro da idosa a carteira dela com os documentos e cartões. Ainda de acordo com a vítima, o pintor sabe que na conta bancária dela há um dinheiro que ela recebeu de herança.
Ela contou que ele foi com ela até a delegacia em Gabriel Monteiro para comunicar o roubo e que não consegue identificar os assaltantes. Segundo a vítima, eles estavam com o rosto coberto e ela foi obrigada a ficar deitada.
Negou
O pintor também foi levado para a delegacia e negou participação no crime. Ele alegou que toda manhã toma café na casa da vítima e hoje a convidou para ir até Gabriel Monteiro, onde estava pintando o muro de uma casa que está em reforma, portanto, desabitada.
Quando os dois estavam no fundo da residência dois desconhecidos armados invadiram o imóvel, um deles anunciou o assalto e roubaram os celulares, a bolsa da mulher e a chave do carro dele.
Ele afirmou que também é vítima e que passou as fotos dos documentos da idosa para o amigo dele porque não estava conseguindo abrir uma conta para ela e pensou que ele conseguiria.
Alegou ainda que essa conta seria para ela fazer compras parceladas e que ele tinha a senha do cartão da vítima, pois às vezes faz saques para ela. Por fim, confirmou que tinha conhecimento da herança depositada na conta da mulher.
Apesar da versão, os dois acusados foram presos em flagrante e a polícia já instaurou inquérito para dar sequência à investigação e tentar identificar os possíveis autores do roubo.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba