Um homem de 27 anos, morador no bairro Portal da Pérola, em Birigui (SP), foi preso na noite de sábado (11) ao ser flagrado com um tijolo de maconha e cocaína na casa dele. Um jovem de 21 anos, do Portal da Pérola 2, que estava com ele, também foi detido e liberado.
O flagrante foi feito por volta das 22h, por policiais militares que seguiam para atender ocorrência acidente de trânsito na rodovia Marechal Rondon (SP-300) e viram uma picape VW Saveiro. Segundo a polícia, o passageiro trazia consigo algum objeto, por isso, deram ordem de parada ao condutor, que desrespeitou.
Teve início o acompanhamento e a abordagem foi feita na rua Ataíde Gajardoni. Segundo a polícia, o jovem de 21 anos jogou o celular pela janela do motorista assim que o veículo parou. O condutor da picape jogou uma porção de maconha no chão.
Drogas
Segundo a polícia, o passageiro inicialmente nada disse e o condutor informou que no carro não havia nada, mas que na casa dele, onde vive com a namorada, havia entorpecentes.
Em vistoria pelo imóvel os policiais encontraram um tablete de maconha pesando cerca de 1 quilo; 860 gramas de pasta base de cocaína que estavam dentro de uma caixa térmica; 248 pinos com cocaína e outros 778 vazios; duas balanças de precisão; e materiais para fracionar entorpecentes.
Segundo a polícia, o investigado alegou que a droga pertence a um homem que foi preso na semana passada, pois era procurado pela Justiça. Foi encontrado na casa dele um celular que seria desse homem, uma carta escrita por ele ordenando que guardasse as drogas e a carteira de identidade dele.
Contratado
O investigado disse ainda que ganhava R$ 1.000,00 por semana para armazenar as drogas e "fazer o corre", sem explicar do que se tratava. A polícia apreendeu R$ 2.276,00 em dinheiro que estavam na picape e apresentou os dois investigados na delegacia.
O condutor do veículo assumiu a propriedade da droga e isentou o passageiro, alegando que apenas o havia convidado para irem fumar maconha juntos. O passageiro confirmou a versão na delegacia e alegou que jogou o celular pela janela por medo.
Ele contou que em 2018 respondeu processo por receptação e que havia comprado o atual celular há cerca de um mês de um desconhecido, sem nota fiscal. O aparelho também foi apreendido.
Após ser ouvido ele foi liberado e o outro investigado foi preso em flagrante, ficando à disposição da Justiça. Um inquérito será instaurado para investigar possível crime de associação do tráfico de drogas.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba