Offline
Emenda torna projeto de centro de lazer inviável, afirma Sisep
Novidades
Publicado em 14/12/2021

Emenda apresentada por um grupo de vereadores de Birigui (SP) ao projeto de lei que dispõe sobre a cessão de uso do Centro de Lazer do Trabalhador ao Sisep, o sindicato dos funcionários e servidores públicos municipais, inviabiliza a proposta de uso do espaço. Se for aprovada, o sindicato desistirá da área.

O projeto que protagonizou polêmica e até tumulto nas últimas sessões volta à pauta nesta terça-feira (14), após pedido de adiamento por 21 dias.

Conforme o texto enviado pelo Executivo, o Sisep terá direito de uso a título gratuito da estrutura do local, que fica na rua Santa Tereza, na Vila Xavier, e que atualmente não está sendo utilizado para nenhuma finalidade. Se aprovado, o centro de lazer passará a ficar sob a responsabilidade do sindicato, que deve custear todas as despesas e manutenções.

No entanto, emenda apresentada e que ainda vai para votação determina que o “espaço poderá ser utilizado por toda a comunidade, gratuitamente, bem como a participação em todas as atividades administradas, obedecendo as normas e regras estabelecidas pelo órgão administrativo”.

Falta clareza

Segundo o presidente do Sisep, Gilson Paulino da Silva, o texto da emenda não está claro. “Quem seria esse órgão administrativo? A Prefeitura? Porque não somos um órgão, somos uma entidade. A gente vai investir e outro vai ditar as regras? Isso não existe. É igual você alugar uma casa, pagar o aluguel, mas não poder entrar na casa”, comparou.

Para Silva, o termo “gratuitamente” inviabiliza a realização de eventos que poderiam contribuir para a manutenção das ações.

O presidente afirma que chegou a conversar com os vereadores na última sessão em que o projeto estava na pauta e explicou o posicionamento do Sisep. Um dos compromissos foi de se discutir o assunto posteriormente, o que não ocorreu até essa segunda-feira (13).

“Ficamos tristes, porque não precisava de tudo isso. Hoje, como sindicato, nos sentimos preparados para fazer algo a mais pela cidade. Lógico que o servidor seria beneficiado, mas nosso projeto não era fazer algo exclusivo para o servidor. A escolinha de futebol seria aberta para toda a população. Temos alguns senhores que usam a malha no local e poderiam continuar usando. Agora, com essa emenda, precisaríamos assumir uma responsabilidade muito grande, e não temos condições”, justificou.

A adição de um parágrafo e um artigo ao texto do Executivo é assinada por oito vereadores: Osterlaine Henriques Alves, a Dra. Osterlaine (DEM), Andre Luis Moimas Grosso, o Andre Fermino (PSDB), Cleverson José de Souza, o Tody da Unidiesel (Cidadania), Fabiano Amadeu de Carvalho (Cidadania), José Luis Buchalla (Patriota), Paulo Sergio de Oliveira, o Paulinho do Posto (Avante), Wagner Mastelaro (PT) e Wesley Ricardo Coalhato, o cabo Wesley (PSL).

Polêmica

A proposta do Sisep, segundo o presidente, é implantar uma escolinha de futebol para atender crianças e adolescentes, além de oferecer corte de cabelo e tratamento dentário a esse público. A bocha e malha seriam reativadas, pois o local já possui tais estruturas, e seriam realizados eventos no local, que possui campo de futebol, quadra de vôlei de areia, academia ao ar livre, entre outros espaços de lazer que precisam de manutenção para serem utilizados.

Porém, oficialmente, a dúvida de quem poderia ser beneficiado com as atividades a serem comandadas pelo Sisep foi um dos motivos do primeiro pedido de adiamento da votação do projeto, feito pelo vereador Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia (PTB). O pedido gerou revolta dos apoiadores que acompanhavam a sessão , que chegaram a vaiar o parlamentar.

Na sessão seguinte, quando estava novamente em pauta, a reunião chegou a ser suspensa para que o presidente do Sisep fizesse alguns esclarecimentos aos vereadores. No entanto, antes mesmo de ser lido, foi feito o pedido de adiamento, segundo Marcos Antonio Santos, o Marcos da Ripada (PSL), para que se discutisse ao longo da semana o teor da emenda apresentada e se corrigisse possíveis entraves.

Sessão

A sessão da Câmara será realizada nesta terça-feira (14), com início às 19h. A reunião é transmitida ao vivo no canal aberto de TV local 18.3 e pela internet - no canal Câmara Birigui no Youtube e página facebook.com/camarabirigui.

 

 

 

Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
Comentários
Comentário enviado com sucesso!