Corporação Musical "Maestro Antônio Passarelli" foi reconhecida como patrimônio histórico e cultural imaterial de Birigui (SP). O projeto de lei que institui o título foi aprovado na última terça-feira (1º), durante a primeira sessão ordinária da Câmara em 2022. Agora, o projeto aguarda a sanção do prefeito Leandro Maffeis (PSL).
O projeto, de autoria do vereador Marcos Antonio Santos, o Marcos da Ripada (PSL), diz que o reconhecimento é uma homenagem ao centenário da banda, completado em outubro do ano passado.
"O objetivo desta declaração a Coporação Municipal Musical Maestro Antônio Passarelli é expressar o reconhecimento da comunidade por fomentar, oportunizar o potencial musical de crianças, jovens e adultos; difundir a arte musical; preservar e difundir o repertório nacional de bandas de coreto e preservar a tradição das retretas, domingueiras na praça Dr. Gama".
Após ser sancionada pela Prefeitura, a lei garantirá que os órgãos municipais de proteção do patrimônio, cuidem da corporação. Para o regente da banda, Lino Marcelo Tonsig, o título "é uma valorização do significado histórico da banda. Este reconhecimento fortalece a continuidade de suas atividades diante de incertezas futuras que possam ocorrer".
Atração mais antiga
Em dezembro do ano passado, foi aprovado projeto de decreto no Legislativo, reconhecendo a corporação como a atração musical mais antiga do município. A autoria é do vereador e atual presidente da Câmara, Cesar Pantarotto Junior, o Cesinha Pantarotto (PSD).
Durante a última sessão da Câmara, Cesinha afirmou que haverá uma solenidade no final de fevereiro, com o objetivo de marcar a homenagem à banda. Na ocasião, os músicos devem se apresentar ao vivo.
Manu Zambon - Hojemais Araçatuba