Uma faxineira de 56 anos, moradora no residencial Portal da Pérola 2, em Birigui (SP), foi presa na noite de quarta-feira (16) por tráfico de drogas e o companheiro da neta dela, um adolescente de 17 anos, foi apreendido por ato infracional de tráfico de drogas.
O flagrante foi feito por volta das 19h30, por policiais militares que viram um usuário de entorpecentes saindo da residência da família, segurando algo na mão.
Segundo a polícia, havia denúncia de que uma senhora conhecida como "Vó do Pó" , estaria comercializando drogas junto com o neto dela nesse imóvel, por isso a equipe decidiu fazer a abordagem.
O usuário foi abordado, estava com duas porções de maconha e alegou não saber o que fazia no local.
Avó
Enquanto faziam a abordagem, os policiais viram a investigada no corredor externo da residência. Segundo a polícia, ao perceber a presença da equipe ela passou a andar rápido, pegou algo e entrou na casa.
Os policiais a acompanharam e a detiveram quando tentava esconder uma sacola no lixo do banheiro. Ao abrir a sacola, os policiais encontraram 24 porções de maconha, seis pedras de crack e R$ 220,00 em dinheiro.
De acordo com a polícia, a mulher alegou que o entorpecente seria do marido da neta dela, que não estava no imóvel e viveria em outro quarto. A investigada telefonou para o adolescente, que seria namorado da neta dela, que compareceu no loca.
Mais drogas
Segundo a polícia, ele informou que havia mais drogas e indicou um dos pilares de sustentação da cama da investigada, que é tubular. No local foram encontradas 69 porções de maconha idênticas às que havia no lixo; 64 pinos com cocaína; e R$ 637,00 em dinheiro.
Apesar de a droga ter sido encontrada na cama da mulher, ela continuou afirmando que o entorpecente pertenceria ao companheiro da neta dela. Segundo a polícia, o adolescente confirmou ser o proprietário das drogas e assumiu que elas se destinavam à comercialização.
Sabia
Todo material apreendido foi apresentado no plantão policial junto com o celular da investigada. Em depoimento, o adolescente preferiu permanecer em silêncio, enquanto a mulher alegou que sabia que o companheiro da neta dela vendia drogas.
Ela disse que pegou a sacola com parte do entorpecente e jogou no lixo no momento em que estava assustada, mas não sabia que havia mais drogas no interior da cama que fica no quarto dela.
Apesar das versões, o delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela prisão dela em flagrante e pela apreensão do adolescente, por considerar haver indícios de que os dois agiriam em conjunto no comércio de drogas.
A mulher seria encaminhada ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Tupi Paulista e o adolescente à Fundação Casa em Araçatuba.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba