A Polícia Militar de Birigui (SP) prendeu na madrugada desta sexta-feira (5), três homens acusados de participarem de dois assaltos ocorridos ontem em estabelecimentos comerciais da cidade. Eles estavam com o carro usada nas ações e nele foi apreendida uma pistola de brinquedo, apesar de negarem os crimes.
O flagrante foi feito por equipe de radiopatrulhamento que assumiu o turno por volta das 17h30 e foi informada de dois roubos ocorridos na cidade. Um deles teve como vítima o dono de um depósito de bebidas na rua José Masson, Jardim Aeroporto.
Ele contou que por volta das 13h30 um homem se passando por cliente entrou perguntando preço de cerveja, mas antes de ele responder, apareceu um segundo assaltante, com uma arma de fogo, aparentando ser uma pistola.
O que estava sem arma foi até o caixa, retirou cerca de R$ 180,00 em dinheiro, também pegou alguns maços de cigarro e os dois fugiram. O comerciante informou as características dos autores e das roupas que vestiam.
Bar
O outro roubo aconteceu cerca de quatro horas depois, em um bar na rua João Cortelazzi, Vila Isabel Marin. Nesse caso os autores levaram um celular, quatro garrafas de cachaça e aproximadamente R$ 220,00 em dinheiro.
Nesse segundo roubo, de acordo com a vítima, eram três ladrões, cujas características e vestimentas também foram informadas à polícia, que teve acesso a imagens de câmeras de monitoramento. Nelas foi possível ver que o trio deixou o local em um veículo VW Fox preto.
Ainda segundo a polícia, esse mesmo carro havia sido abordado durante patrulhamento de rotina, sendo compartilhada a identidade do condutor, um homem de 30 anos.
Detidos
Já durante a madrugada, dando sequências às diligências, os policiais se depararam com o carro no cruzamento das ruas Joaquim Ciciliati e Natal Masson, no bairro Recanto do Pássaros. Ela era conduzido pelo mesmo homem que havia sido abordado anteriormente, que trazia os outros dois investigados como passageiros. Um deles tem 35 e o outro tem 31 anos.
Ao vistoriar o veículo, os policiais encontraram a pistola de brinquedo junto com uma camiseta amarela com estampas coloridas na parte da frente e uma máscara esverdeada, do tipo “ de goleiro de hóquei sobre o gelo”, além de uma blusa preta.
Segundo a polícia, o investigado de 35 anos já é conhecido pela prática de crimes contra o patrimônio. Ao rever as imagens dos dois roubos, a equipe confirmou que o carro era o mesmo usado pelos autores dos crimes, porém, ele teve as placas adulteradas, possivelmente com uso de fita isolante.
Reconhecidos
Os três foram levados para a delegacia com o veículo e demais objetos apreendidos, onde a primeira vítima reconheceu que esse mais velho e o condutor do carro como os dois assaltantes que a renderam no depósito de bebidas.
O outro comerciante reconheceu as roupas e a máscara apreendida como sendo as utilizadas pelos bandidos. Com o condutor do carro foi apreendido um celular que não é das vítimas dos roubos.
Presos
Ao serem apresentados na delegacia, os três acusados negaram envolvimento nos roubos e durante interrogatório decidiram permanecer em silêncio. Para o delegado que presidiu a ocorrência, há fortes indícios de que eles, em comum acordo, praticaram os dois roubos, em poucas horas de diferença.
Como as diligências foram feitas de forma ininterruptas, com apoio de outras equipes, ficou configurado o flagrante e confirmado que um deles já foi preso e processado por roubo qualificado.
Após o registro da ocorrência os três acusados permaneceram à disposição da Justiça. A polícia não conseguiu recuperar nenhum dos objetos roubados nos dois assaltos.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba