Um homem de 37 anos foi preso na noite de terça-feira (13) em Birigui (SP), por descumprir medida protetiva ao se aproximar da ex-companheira dele. Com suspeita de embriaguez, ele foi detido após tentar fugir de carro e resistir à abordagem.
Segundo a polícia, a vítima tem 34 anos, informou que está separada há uma semana, quando solicitou medida protetiva que foi concedida pela 1ª Vara Criminal de Birigui. Ainda de acordo com ela, na noite de quarta-feira o investigado a chamou no portão e passou a questioná-la quando poderia ver a filha.
A mulher disse que explicou sobre a medida protetiva, informou que ele teria que aguardar as visitações serem regulamentadas e que no momento ele não deveria entrar em casa. Isso teria irritado o acusado, que passou a ameaçá-la e a chacoalhar o portão da residência, forçando a entrada.
Fugiu
Os policiais relataram que já haviam atendido ocorrências anteriormente com a mesma vítima, por isso solicitaram apoio de outras viaturas. Chegando na residência, que fica no bairro Candeias, eles viram o investigado no portão, tentando entrar.
Ao ver a viatura policial ele teria entrado em um veículo GM Corsa e deixado o local, desrespeitando a ordem de parada. Houve um acompanhamento por cerca de dez minutos por várias ruas da cidade, até que o investigado parou o carro na rua Valdir Terence, no bairro Recanto Verde.
Ele recebeu voz de abordagem policial ao descer do veículo, desobedeceu e sacou uma faca de cozinha do bolso da calça. Quando ele teve um dos braços algemado, várias pessoas, inclusive familiares dele, tentaram intervir.
Uma dessas pessoas teria desferido um soco no tórax de um dos policiais e fugido em seguida sem ser identificada. Com a chegada de equipes de apoio, o acusado foi algemado e colocado na viatura. Um dos policiais conduziu o carro dele para levá-lo ao plantão, mas no caminho o veículo apresentou problema mecânico e foi guinchado.
Embriaguez
Segundo a polícia, como o acusado apresentava sinais de embriaguez, foi preso em flagrante e conduzido algemado. Na delegacia ele negou os crimes de ameaça e resistência e autorizou a coleta de sangue para exame de dosagem alcoólica para constatar possível embriaguez ao volante.
O delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela manutenção da prisão em flagrante por descumprimento de medida protetiva, o que não dá direito a fiança na fase policial. Após ser ouvido ele permaneceu à disposição da Justiça.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba