Offline
Condenado por matar travesti de 16 anos em Araçatuba é preso em Birigui
Novidades
Publicado em 20/09/2022

A Polícia Militar prendeu na noite de sexta-feira (16), em Birigui (SP), João Paulo Fernandes Ramos, 38 anos, condenado a 17 anos e 6 meses de prisão por ter assassinado a travesti Rafael Costa Francisco Alves, 16 anos, conhecida como Gracie Kelly, crime ocorrido em 2004, em Araçatuba.

Segundo a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), o sentenciado cumpria pena na penitenciária de Andradina, no regime semiaberto, e foi beneficiado com a saída temporária no final do ano. Ele deveria retornar ao presídio em 3 de janeiro, não atendeu a ordem e era considerado foragido.

Em consulta ao processo, a reportagem apurou que Ramos foi julgado pelo Tribunal do Júri de Araçatuba em 2013 e condenado por homicídio duplamente qualificado. O corpo da vítima foi encontrado boiando no rio Tietê, com pés e mãos amarrados.

Extorsão

De acordo com a denúncia, Ramos teria sido assassinado por ter denunciado um esquema de extorsão praticado pelo condenado e um corréu, Roberto Benedito Gomes, que cobrariam dinheiro das travestis que faziam ponto em trecho na rua Silva Jardim, em Araçatuba.

Os dois foram condenados posteriormente pelo crime extorsão a 10 anos e 4 meses de prisão. O inquérito instaurado para investigar o homicídio apurou que a vítima teria prestado depoimento, confirmando as informações.

Outra travesti que fazia ponto no local foi ouvida em juízo e confirmou que foi agredida por Roberto por também ter denunciado o crime de extorsão. Segundo ela, Gracie Kelly também foi agredida e ameaçada na ocasião.

Além disso, outra testemunha revelou em depoimento ter presenciado por várias vezes os acusados terem ameaçado de morte as duas travestis agredidas, caso fossem presos pelo crime de extorsão.

De acordo com ela, eles teriam dito que os dois seriam mortos, mas a outra vítima estava viajando no dia do crime, por isso apenas Gracie Kelly foi assassinada.

Ameaças

Após o desaparecimento dela, os réus ficaram um tempo sem serem vistos, de acordo com testemunhas no processo. Quando voltaram a frequentar o local, eles teriam passado a fazer muitas perguntas e ameaças, dizendo que se fossem delatados, fariam o mesmo que haviam feito com Gracie Kelly.

Após condenação em primeira instância, os réus recorreram, mas tiveram as penas mantidas pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que julgou o recurso em agosto de 2014.

Ramos foi preso em casa, no Parque Novo São Vicente e levado para a cadeia de Penápolis, onde ficará à disposição da Justiça. Segundo o que foi apurado pela reportagem, ele continua cumprindo pela pelos dois crimes, a qual deve terminar apenas em 2 de novembro de 2032.

Por não ter retornado após a saída temporária, o sentenciado regrediu para o regime fechado.

 

 
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Comentário enviado com sucesso!