Offline
Com apenas um caminhão, coleta de lixo em Birigui é comprometida
Novidades
Publicado em 13/12/2022

Cerca de dois terços da cidade de Birigui (SP) estão com a coleta de resíduos sólidos comprometida. A informação foi passada pela Prefeitura à reportagem do Hojemais Araçatuba, que recebeu reclamações de moradores de diferentes regiões da cidade sobre a não execução do serviço entre a tarde de domingo e o dia de hoje.

O problema teria incomodado ainda mais por causa da chuva, que “carregou” várias sacolas que estavam amontoadas aguardando a coleta.

Coincidência ou não, a interrupção do serviço essencial se deu às vésperas da votação, na Câmara, de projeto de lei complementar que institui a taxa de resíduos sólidos, popularmente chamada de taxa do lixo, em Birigui. 

Manutenção

Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos explicou que houve a necessidade de manutenção emergencial em quatro dos cinco caminhões usados para a coleta do lixo doméstico, resultado em atraso na prestação do serviço. Dos cinco caminhões, dois continuam quebrados e apenas três estão em operação.

A informação é de que o lixo que já foi amontoado será recolhido. “O município trabalha para que até o próximo dia de coleta a situação já esteja normalizada nos bairros afetados”, disse, sem citar os bairros.

Frota

Ainda segundo a Prefeitura, dos cinco caminhões utilizados na coleta do lixo doméstico, dois fazem parte do patrimônio do município e três são locados para a execução do serviço. Dos três que estão em operação, dois são locados.

O secretário da pasta explicou ainda que assim que é informada, a empresa tem prazo de 12 horas para iniciar os reparos e os dias inoperantes dos veículos locados são descontados do contrato.

A reportagem questionou sobre a vigência e valores desse contrato, mas não obteve retorno. 

Aquisição

No início do ano, após problema semelhante, a Prefeitura informou que teria adquirido um veículo para a coleta, com prazo de até seis meses para entrega. A compra foi feita por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil mais R$ 139 mil de contrapartida do município. A Prefeitura não respondeu o que houve com essa aquisição.

 

 
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!