Offline
Vereadores fiscalizam frota em Birigui e encontram “cemitério” de veículos
Novidades
Publicado em 14/01/2023

Os vereadores Cleverson José de Souza, o Tody da Unidiesel (Cidadania), Fabiano Amadeu (Cidadania) e Paulo Sergio de Oliveira, o Paulinho do Posto (Avante), fiscalizaram parte da frota municipal de Birigui (SP) esta semana e encontraram “abandono e descaso com o dinheiro público”, como definem o resultado da ação.

A visita se deu, segundo Tody da Unidiesel, após denúncias sobre a falta de veículos para prestação de serviços para a população, como os utilizados na área da saúde, e também falta de pagamento para empresas que fazem a manutenção da frota municipal.

O trio esteve na fábrica de postes e pátios das secretarias de Serviços Públicos e Saúde – locais pertencentes à Prefeitura – e também na empresa contratada para realizar a manutenção da frota, localizada em Araçatuba, na última terça-feira (10).

Registros mostram caminhões e carros desmontados, batidos, peças retiradas e soltas dentro dos veículos, vans e ambulâncias que deveriam estar sendo utilizados na Saúde, viatura da Guarda Municipal, ônibus e até máquinas agrícolas, todos parados e deteriorados.

Imagens da fábrica de postes também a atenção para a altura do mato existente no local, que chega a esconder os veículos ali “guardados”.

Canibalismo

 “O que se percebe é que a Prefeitura não está fazendo manutenção preventiva nos veículos, nem troca de óleo está sendo feita, e tem veículos parados com coisas pequenas, como por exemplo, veículo parado por falta de bico injetor”, explicou o vereador Tody à reportagem.

O parlamentar, que é da área de mecânica, também notou que estão arrancando peças de veículos parados para serem colocadas em outros que estão em circulação, ou seja, não estão parando o veículo e arrumando para devolvê-lo à função. “Vamos fazer denúncia quanto a isso no Tribunal de Contas porque isso é canibalismo, não pode ser feito”, adiantou.

Sem surpresa

Para o vereador Fabiano Amadeu, não foi surpresa encontrar os veículos em “estado lamentável”. “Parece que a autoridade máxima do município está mais preocupada em lacrar do que trabalhar. Infelizmente”, disse ao Hojemais Araçatuba.

Segundo Amadeu, a fiscalização pela cidade é rotina, mas nesse dia específico foi feita uma averiguação na frota, em especial nos carros da saúde. “Tudo foi registrado para que possamos tomar as providências cabíveis”, reafirmou.

O número de veículos que passou pela vistoria do trio não foi contabilizado, porém a informação é de que serão protocolados requerimentos sobre o assunto, para mais informações.

Sem respostas

A reportagem questionou a Prefeitura sobre a atual situação da frota, como número total de veículos, número de veículos destinado especificamente para a saúde, quantidade de veículos parados, veículos que não têm mais condições de uso, investimentos em manutenção, projeto para mudar a situação que foi, inclusive, criticada pelo prefeito Leandro Maffeis, porém não recebeu respostas.

Conforme nota da assessoria de imprensa, não houve tempo suficiente para o levantamento das informações solicitadas. “Assim que concluída, a demanda será enviada para este respeitável veículo de comunicação”, informou o município.

A reportagem questionou ainda sobre a manutenção na área da fábrica de postes, com roçagem do mato e aguarda retorno.

Maffeis criticou abandono de frota ao assumir Prefeitura

A situação registrada dos veículos nesta semana não é muito diferente da encontrada por Leandro Maffeis (Republicanos) em seus primeiros dias no comando da Prefeitura de Birigui.

Vídeo gravado pelo prefeito no dia 4 de janeiro de 2021 mostra o “abandono deixado pelo prefeito anterior”, com duras críticas em relação ao mau uso do dinheiro dos impostos arrecadados.

Nas imagens gravadas, segundo ele, na Secretaria de Obras, Maffeis afirma que está “arrasado” com a situação da frota do município, totalmente sucateada. Caminhões que poderiam ser usados em favor da população estavam abandonados, a maioria, por falta de pneus, ônibus e ambulâncias parados, sendo que poderiam estar transportando pacientes, e funcionários que não conseguiam trabalhar porque estava tudo sucateado.

Na ocasião, disse que mostraria a situação de todos os setores da administração e escreveu em sua página no Facebook que tomaria, junto com sua equipe, "medidas para melhorar a nossa frota e a eficiência dos serviços à toda população".

 

 
Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
 
 
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!