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Buffet em Birigui encerra atividades e clientes procuram a polícia para denunciar possível calote
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Publicado em 10/02/2023

O responsável por um buffet em Birigui (SP) é alvo de queixa na polícia de vários clientes que o contrataram para a realização de festas, com pagamento antecipado, e foram surpreendidos com o anúncio da suspensão das atividades, antes da prestação do serviço.

Uma das vítimas é uma mulher com 43 anos, que procurou a polícia na tarde de segunda-feira (6) e registrou um boletim de ocorrência. Ela também relatou o que havia ocorrido na página dela no Facebook e descobriu que várias pessoas estão passando pela mesma situação.

A mulher relatou que realizou um contrato com o responsável pelo buffet para a festa de debutante da filha, que completará 15 anos no próximo sábado (12). Foi solicitado parte do pagamento de forma antecipado, sendo que até agora, foram pagos R$ 8.000,00.

Segundo a vítima, na segunda-feira (6) ela soube do comunicado de que a empresa havia encerrado as atividades, tentou contato com o responsável, mas não teve resposta e foi bloqueada nas redes sociais dele, por isso decidiu procurar a polícia.

Desespero

Em conversa com o Hojemais Araçatuba a vítima contou que conheceu o buffet por meio de postagens nas redes sociais da empresa nas redes sociais, de festas que foram realizadas no local. De acordo com ela, o contrato foi assinado dentro do salão. “Passei para eles o que eu queria, fiz várias reuniões com eles para decidir valores, quantidade de convidados e decoração. Estava incluso tudo”, contou.

De acordo com ela, na sexta-feira foi pedido o complemento do pagamento, mas ela recusou, informando que só quitaria o total no final da festa. Ainda na sexta-feira ela pediu o contato do DJ, mas não recebeu. No final de semana as mensagens enviadas também não eram recebidas.

Já na segunda-feira, ela recebeu uma mensagem do investigado, comunicando que havia encerrado as atividades e não poderia atendê-la, pois o dono do salão havia pedido o prédio. “Eu comecei a ligar, pedindo pelo amor de Deus, que se o problema fosse o local, que eu tinha onde fazer, mas que fizessem a festa, mas simplesmente não atendeu mais o telefone” , conta.

 

A iniciativa de procurar a polícia, segundo a vítima, foi devido ao desespero por saber que a filha dela ficaria sem a festa de aniversário, tendo ela pago 80% do valor contratado. “Meu desespero só era esse, que a minha filha ia ficar sem festa”, explica.

Alternativa

Para que a adolescente não deixe de comemorar o aniversário, como vinha planejando, a mãe dela contou com a ajuda de amigos, que disponibilizaram um salão, porém, ela precisou de se desfazer de um bem para pagar as novas despesas. O baile de debutante será na próxima sexta-feira (10). “Não é justo ela ficar sem a festa por causa de uma pessoa que nos enganou”, desabafa.

Ainda de acordo com a vítima, assim como outras pessoas que teriam sido lesadas passaram a procurá-la após a postagem nas redes sociais, o responsável pelo buffet também a procurou e pediu para ela apagar a publicação, dizendo que não tinha intenção de prejudicá-la e que pretende devolver o dinheiro.

A esposa dele também teria mandado mensagem, ameaçando denunciá-la à polícia por difamação. Segundo a mulher, as tratativas da festa foram feitas com o casal. “Agora minha filha vai ter a festa, com a ajuda de todo mundo, mesmo eu tendo que desfazer um bem, mas ela terá a festa que merece!”, informa.

Festa de aniversário programada desde agosto também foi cancelada

Um fotógrafo de Birigui também contou ao Hojemais Araçatuba sobre a frustração de ter cancelada a festa de aniversário de 35 anos, da esposa dele, que estava contratada desde agosto do ano passado e seria realizada no próximo dia 18. “Minha esposa ficou em prantos, pois seria a segunda festa de aniversário dela na vida”, contou.

De acordo com ele, o contrato previa que o buffet seria o responsável por tudo, incluindo alimentação, decoração e bebida. O fotógrafo disse ainda que pagou um valor a mais para que fosse servido chopp durante a festa aos convidados.

Como também atua no ramo de eventos, ele soube que a empresa havia suspendido as atividades por meio de uma decoradora, que havia ido buscar os materiais de trabalho dela na casa do responsável pelo buffet.

Ainda segundo o fotógrafo, quando foi cobrar a devolução do dinheiro, em duas oportunidades o investigado teria ameaçado agredi-lo e por isso ele também registrou um boletim de ocorrência. “Eu só consegui o meu dinheiro de volta porque procurei o irmão dele, que se apresentou como sócio quando contratei o serviço, e ele me pagou”, conta.

Sem festa

Ter o dinheiro devolvido não amenizou a frustação da aniversariante, que estava se preparando para a realização da festa, que seria no próximo final de semana. Ela conta que já vinha tendo problemas com o buffet, que havia oferecido uma decoradora que ela conhecia, mas depois mudaram a profissional, sem avisá-la, contrariando o que estava previsto no contrato.

“Aí fui, conversei com a nova decoradora, ajeitamos como seria a decoração, mas novamente eles mudaram quem iria decorar e mais uma vez não me avisaram”, conta.

Expectativa

A mulher informa que houve uma última reunião no final de janeiro para definir os detalhes e para ela, já estava certa a realização do evento. “Eu estava só na expectativa, pois eu tive festa de aniversário com 10 anos e depois nunca mais” , conta.

Ela explica que depois que foi mãe sempre quis fazer festa para o filho. “Agora ele está maior, não quer mais festa e decidi fazer uma pra mim, pois era uma vontade que eu tinha”, comenta.

Segundo a aniversariante, ao saber que o responsável pelo buffet havia perdido o salão, no último sábado, ela levou um baque, pois não teria dinheiro para bancar uma nova festa. “À noite eu não consegui dormir direito, pois fiquei pensando o que iria fazer. A festa seria em 10 dias, não daria tempo de programar outra”, argumenta.

Entretanto, assim como aconteceu com a festa de 15 anos da filha da outra cliente do buffet, nesse caso a vítima passou a mandar mensagens para algumas pessoas que possuem área de lazer, que não dispunham de data, mas ela encontrou outro salão que estava liberado para o dia e assinou um novo contrato.

Responsável por bufê acusa dono do salão de trocar fechaduras

O responsável pelo buffet que foi denunciado à polícia por clientes, confirma que teve que encerrar as atividades, mas afirma que a culpa é do proprietário do salão que ele alugava para prestar os serviços. “Não deixei ninguém na mão, estou dando satisfações para cada um. Eu tive desacordo com o dono do prédio”, explica.

Ainda de acordo com ele, o proprietário do imóvel teria feito a mesma coisa com o antigo locatário. “Eu comecei avisar as pessoas depois que fui abrir o buffet e haviam sido trocadas as fechaduras. Ele não quiz saber se eu tinha evento para entregar”, argumenta.

O dono do buffet comenta que como estava com dois eventos na mesma semana, havia comprado o que precisaria para essas festas e pago a conta de energia do imóvel. “Eu vou renegociar com os clientes, pois infelizmente muitas coisas ficaram no buffet”, afirma.

Injustiça

Ele diz que não condena os clientes que estão procurando a polícia, pois estão atrás dos direitos delas. Porém, diz que não acha certo ser exposto nas redes sociais, com informações falsas, de acordo com ele, e o difamando.

“Sempre lutei pela honestidade com os clientes. O buffet era meu sonho e tudo isso foi distribuído, mas vou provar que não foi a minha intenção parar as atividades, pois tinha muitos eventos futuros”, conclui.

A reportagem não conseguiu contato com o proprietário do salão que era alugado para a realização de eventos do buffet que fechou para saber da versão dele.

 

 
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
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