João Lucas de Moraes Soleira, 19 anos, não resistiu aos ferimentos após bater a moto que conduzia em um ônibus na avenida Nove de Julho, em Birigui (SP), no início da noite deste domingo (19). Segundo o boletim de ocorrência, ele sofreu várias lesões, incluindo afundamento do crânio e tórax.
Ainda de acordo com o que foi relatado à Polícia Civil, a colisão aconteceu quando o jovem tentava fugir de uma equipe da Polícia Militar, após ter sido visto empinando a moto Honda XRE-300, em uma via do Parque das Árvores, ponto de encontro de jovens para manobras com esse tipo de veículo.
Os policiais que apresentaram a ocorrência relataram que estavam em patrulhamento pela praça Beatriz Calisto Sanches, quando viram o jovem empinando a moto XRE. O veículo estaria com a placa levantada, para dificultar a identificação.
A equipe teria dado sinal de parada ao condutor, que ao perceber a presença das viaturas, acelerou e teve início o acompanhamento. Segundo os policiais, quando o jovem passou por uma lombada na avenida Profa. Geracina de Menezes Sanches, a placa da moto caiu.
Soleira teria passado a trafegar pela contramão de direção, colocando em risco demais pessoas e foi perdido de vista quando passava pelo bairro Vale do Sol.
Não viram
Os policiais afirmaram que não viram quando o jovem seguia pela rua José Domingos Alonso pela contramão e cruzou a avenida Nove de Julho. Vídeo gravado por câmera de segurança mostram dois policiais militares chegando de moto no local logo após a colisão.
O Hojemais Araçatuba editou o vídeo devido às cenas serem fortes. As imagens mostram que ao bater no ônibus, o jovem é arremessado com violência contra o asfalto, jogado contra a guia de sarjeta e cai, tendo o capacete arrancado da cabeça.
A reportagem recebeu fotos que mostram que a moto entrou na frente do ônibus da empresa Reunidas e acabou parando debaixo do veículo. Um dos parabrisas do ônibus chegou a ser danificado com a colisão.
Soleira foi atendido no local por uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e levado ao pronto-socorro municipal, onde recebeu atendimento médico. A morte foi confirmada pelo pai da vítima, às 20h15.
Ônibus
A polícia também ouviu o condutor do ônibus, que saiu de Andradina com destino a São José do Rio Preto. Ele contou à polícia que a moto estava em velocidade muito rápida e cruzou a avenida em local proibido, não havendo tempo para frear e evitar a colisão.
O motorista confirmou que pouco tempo depois os policiais militares apareceram informando que estavam acompanhando a moto e acionaram o resgate que prestou socorro à vítima.
O local permaneceu preservado para realização de perícia e o corpo de Soleira seria encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para exame necroscópico antes de ser liberado para velório e enterro.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba