Fotos de um carro pertencente à frota da Prefeitura de Birigui (SP), que supostamente estaria sendo utilizado para buscar um estudante em uma escola municipal no bairro Izabel Marin, circularam pelas redes sociais nesta quinta-feira (23) e causaram indignação nos munícipes.
A denúncia foi feita no Facebook, às 14h25, e dizia: “ Carro da PMB (serviço público) buscando aluna na escola Isabel Marin neste instante. Esse é o governo do Malffei. Serviços públicos a serviço de poucos! (SIC)”
O veículo, identificado pelo número 597, tem adesivo da Prefeitura e seria da Secretaria de Tributação e Fiscalização. Não foi informado o nome do funcionário que estaria utilizando o carro no momento do flagrante.
Extraoficialmente, circulou a informação, que teria sido passada, inclusive, por um secretário municipal, de que o veículo estava no local para buscar crianças que estão na Casa Abrigo e estudariam na unidade.
Sindicância
Questionada sobre o caso, a Prefeitura publicou nota de esclarecimento informando que o prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) determinou a abertura de sindicância com a finalidade de apurar o uso de veículo integrante da frota municipal em atividade particular.
“A decisão foi tomada após chegar ao conhecimento do chefe do Executivo imagens que apontavam o veículo parado próximo a uma escola municipal”.
Ainda conforme a nota, apurado os devidos fatos, “providências administrativas deverão ser tomadas, reforçando que seu governo não pactua com o uso indevido do bem público, bem como da máquina pública”.
Veículo 001
Após a nota oficial, começaram a circular imagens do veículo utilizado pelo chefe do Executivo em supostos compromissos pessoais, como escola, lanchonete e academia.
Uma das postagens foi feita pelo vereador Clerverson José de Souza, o Tody da Unidiesel (Cidadania), que publicou junto com fotos do carro usado por Leandro Maffeis, requerimento de sua autoria, protocolado em 21 de novembro do ano passado, questionando as regras de uso do veículo oficial e se seria permitido o uso para fins particular.
Em resposta datada de 29 de dezembro e assinada pelo chefe de Gabinete, Glauco Bonfim Rodrigues, a Prefeitura informou que “o uso de veículos oficiais pauta-se nos princípios da administração pública, no bom senso e respeito à coisa pública”.
“A utilização de todo e qualquer veículo oficial é norteada pelos princípios da administração. Por fim, cumpre salientar que a função do chefe do Poder Executivo é exercida de modo ininterrupto e o veículo fica à disposição do prefeito municipal para sua locomoção, trajeto entre os seus locais de atuação profissional e agendas, e igualmente para a realização de sua função de supervisão, fiscalização e inspeção dentro da jurisdição do município”, respondeu em ofício.
A reportagem questionou o município sobre essas denúncias, no entanto, devido ao horário, não recebeu retorno. As respostas serão inseridas nesse texto assim que forem recebidas.
Supermercado
Essa não é a primeira vez que o uso do veículo oficial em compromissos particulares ganha as redes sociais.
Em janeiro de 2021, poucos dias depois de assumir o comando do Executivo e de publicar decreto com medidas que restringiam principalmente o uso da frota e abastecimento, a cena do veículo oficial estacionado em um supermercado da cidade, fora do horário de expediente, viralizou.
Na época, a Prefeitura confirmou que o veículo era utilizado pelo prefeito, ressaltando que era abastecido com dinheiro próprio, não onerando o município e respeitando o decreto de contenção publicado em plena pandemia.
Aline Galcino - Hojemais Araçatuba