Offline
Prefeitura de Birigui diz que Guarda Municipal fiscaliza motos no Parque das Árvores 'dentro da possibilidade'
Novidades
Publicado em 27/02/2023

morte de João Lucas de Moraes Soleira , 19 anos, que completa uma semana neste domingo (26), não foi a primeira de um jovem que usaria uma área no bairro Parque das Árvores para fazer manobras com motos. Kauan do Amaral de Farias, 20, que teve os órgãos doados após sofrer morte cerebral, teria sofrido um acidente com uma moto no dia 1º de janeiro , em uma rua no bairro.

Familiares relataram à polícia na ocasião que ele não era habilitado, teria pegado uma moto emprestada de um amigo e estava sem capacete quando teria se envolvido no acidente. Não havia informações sobre as placas das motos envolvidas.

Ônibus

No caso de Soleira, ele era acompanhado de policiais militares de moto quando bateu na frente de um ônibus ao cruzar a avenida Nove de Julho. Os policiais relataram que ele teria fugido após ser flagrado empinando a moto no Parque das Árvores.

Como frequentemente há ocorrências de motociclistas que flagrados nesse bairro empinando motos, a reportagem do Hojemais Araçatuba questionou a Prefeitura sobre o que é feito para impedir essa prática, que é ilegal, podendo ser punido inclusive com prisão em flagrante.

Segundo a administração municipal, a Guarda Civil Municipal de Birigui realiza fiscalização “dentro de sua possibilidade” , sem citar como seria feito esse trabalho e com que frequência.

Wheeling 

A reportagem também questionou o município sobre a criação de projetos para conceder área legalizada para que jovens possam empinar suas motos, prática esportiva chamada de Wheeling. Em Penápolis há lei municipal que concede um espaço desse tipo.

Projeto de 2014 autoriza a interdição da rua Andrelino Vaz de Arruda, entre as avenidas Antônio Rodrigues Boucinha e Dib Jorge, no Parque Industrial, para estabelecer como “Rua de Lazer para a atividade de Whelling”.

O espaço inicialmente poderia ser usado aos domingos das 14h às 19h, mas em 2019 o horário foi alterado para o período das 8h às 13h, aos sábados, domingos e feriados. Em 2021 houve nova alteração, cedendo a área do antigo Kartódromo para a prática de Whelling. 

 

A reportagem também encontrou indicação de um vereador de Clementina, feita em 2019, para a aprovação de uma lei do mesmo tipo na cidade.

Inviável

No caso de Birigui, a Prefeitura entende que não há viabilidade de aprovação de um projeto do tipo, sob argumento de que ao regulamentar uma atividade, seriam assumidos os ônus da periculosidade deste tipo de prática.

“Vemos que o quê existe na cidade de Penápolis é uma concessão de uma área pública, para que dois particulares a usem para a prática de Wheeling (assumindo eles, todos os riscos desta atividade)”,  informa em nota.

 

 
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Comentário enviado com sucesso!