A Prefeitura de Birigui instalou o Comitê de Segurança Escolar que terá a participação efetiva das Secretarias de Segurança Pública e de Educação. A primeira determinação dada pelo grupo foi de intensificar e realizar uma força-tarefa com a ronda, no entorno das 39 escolas municipais, neste momento de intranquilidade, após ataques contra a vida de professores e estudantes ocorridos no Estado de São Paulo e Santa Catarina.
A medida foi determinada pelo prefeito Leandro Maffeis que acompanhou pessoalmente as primeiras ações que envolvem todo o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal).
Maffeis esteve junto com os guardas municipais, na manhã desta quinta-feira (06/04), em escolas de diferentes bairros da cidade.
“Como gestor público, cidadão e pai, é nossa obrigação tomar atitudes efetivas para garantir a segurança e a integridade de nossas crianças no âmbito escolar”, afirma o prefeito.
A Secretaria de Educação também está padronizando condutas que deverão ser adotadas pelos gestores das unidades de ensino como forma de coibir a entrada e circulação de pessoas desconhecidas dentro das escolas.
“O malfeitor vive de oportunidades, por isso, precisamos nos adiantar sempre e fechar nossas portas. Neste momento de intranquilidade, se adotarmos medidas padrões, combatermos as fakenews, já estaremos nos ajudando muito”, alerta a secretária de educação Iládia Cristina Marin Amadio.
De acordo com a secretária, os responsáveis diretos pelas escolas municipais foram orientados a ficarem atentos ao monitoramento, principalmente nas entradas das escolas, não deixando portas abertas, evitando que pessoas estranhas entrem no ambiente escolar sob nenhum pretexto.
Também houve a orientação para que deixem os monitores de computadores do monitoramento em locais onde um ou mais funcionários possam visualizar.
Em caso de dúvida ou suspeita no entorno da escola, a orientação é ligar imediatamente para a Guarda Municipal pelo telefone 153 e solicitar ajuda.
PM.BIRIGUI;