O Conselho Municipal de Saúde de Birigui (SP) convocou para as 8h desta segunda-feira (22), uma reunião extraordinária que tem como pauta o chamamento público para gerenciamento do pronto-socorro municipal.
A unidade atualmente é gerenciada pela BHCL (Beneficência Hospitalar de Cesário Lange), mas o contrato vencerá no próximo dia 6. A entidade encaminhou ofício à Prefeitura solicitando a prorrogação por mais um ano, porém, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu informando que a prorrogação não será viabilizada.
Um dos argumentos apresentados é de que o município publicou o chamamento público. Entretanto, após recusar a prorrogação do contrato, na última terça-feira (16) a Prefeitura publicou que após análise dos documentos apresentados, foram julgados inabilitados os proponentes que apresentaram propostas no chamamento público, por não atenderem ao edital conforme as respectivas referências.
As participantes, segundo a publicação, foram a Organização Social Beneficente de Assistência Social a Saúde e Educação - Organização Mãos Amigas; a Associação de Benemerência Senhor Bom Jesus; Abasesp (Associação Brasileira de Assistência Social, Educação e Saúde Pública); e a própria BHCL.
Indefinido
A reportagem encaminhou e-mail para a assessoria de imprensa da Prefeitura perguntando se um novo chamamento deve ser publicado, mas não teve resposta. Após ser informada que a Secretaria de Saúde não pretende renovar, a BCHL anunciou que iniciou o processo de desmobilização do contrato de gestão do pronto-socorro de Birigui (SP).
A reunião do Conselho de Saúde está prevista para as 8h, na sala de reunião da Secretaria Municipal de Saúde. “É de extrema importância a participação de todos os conselheiros que compõem o Conselho Municipal de Saúde” , consta na publicação, assinada pelo presidente do conselho, Paulo Roberto dos Santos Livramento.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba