A Polícia Militar de Birigui (SP) deteve no final da tarde desta terça-feira (6), um jovem de 20 anos, acusado de ter sido flagrado empinando uma moto que estava com a placa coberta com uma embalagem de salgadinho. Ele também estava com uma porção de maconha.
Segundo a polícia, o investigado foi visto por equipe que fazia patrulhamento pela avenida Euclides Miragaia, por volta das 18h. Ele conduzia uma Honda Titan, estando empinando o veículo e, ao ver a equipe, teria reduzido a velocidade.
Porém, ao receber a ordem de parada, desobedeceu e passou a ser acompanhado. Ainda de acordo com os policiais, o jovem passou por um semáforo com sinal vermelho e caiu com a moto ao realizar uma curva. Ao ser abordado ele estava com um cigarro de maconha no bolso da calça e exalava odor de maconha.
Moto
Também foi verificado que a placa da moto estava encoberta e que o motor instalado nela pertenceria a outra moto. Ao ser questionado, o investigado teria alegado que a droga era para consumo e que havia tapado a placa porque estava fumando o entorpecente e não queria ser identificado.
Sobre o motor, disse que teria comprado em um desmanche em Araçatuba. Como não sofreu ferimentos na queda, o investigado foi apresentado no plantão policial sem antes passar por atendimento médico.
Liberado
O delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela liberação do investigado após o registro da ocorrência. Ele considerou que o porte de droga e trafegar com em velocidade incompatível são infrações de menor potencial ofensivo.
Quanto ao suposto crime de adulteração ou remarcação do chassi do motor, que pode ser punido com ate 6 anos de reclusão, é preciso comprovar a ilegalidade por meio de perícia. Por fim, justificou que ocultar a placa do veículo, sem adulteração, gera apenas infração administrativa e não penal. A moto foi apreendida para perícia.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba