A imagem do prefeito de Birigui (SP), Leandro Maffeis (Republicanos), ao lado de integrantes de sua equipe de governo, fazendo um gesto que simboliza o órgão sexual feminino, foi alvo de críticas na sessão da Câmara dos Vereadores desta semana. O vereador Wagner Mastelaro (PT) usou seu espaço na tribuna livre para repudiar o gesto, que ele classifica como um incentivo à misoginia, num País onde dez mulheres são assassinadas por dia em razão de seu gênero.
Na imagem, que circula pelas redes sociais desde o último fim de semana, o prefeito aparece posando para uma foto ao lado do ex-secretário de Serviços Públicos Alexandre Menezes, do secretário-adjunto Daniel Franco de Oliveira, o Daniel Cocada, e do diretor de Trânsito, Nilson José de Almeida Júnior. Todos sorriem e fazem um gesto com as mãos que simboliza uma vagina. Ao fundo, aparecem duas pessoas, que seriam também de sua equipe.
Na tribuna, o vereador iniciou a fala mostrando a foto de Leandro Maffeis com a bandeira do Brasil ao fundo e depois outra imagem com a frase utilizada pelo prefeito desde a campanha “Nunca foi sorte, sempre foi Deus". Por último, a foto que viralizou nas redes sociais.
“Por respeito à minha mãe, minha filha, minha esposa e aos meus filhos e todas as mulheres da cidade de Birigui, eu quero repudiar isso, porque isso nada mais é fazer do órgão sexual da mulher um objeto. Isso não é próprio de um homem público, isso não é decente que esteja na mão de um homem público”.
Para o vereador, o ato não pode ser considerado “normal”. “Ele tem que saber que dez mulheres morrem por dia no Brasil por misoginia, por incentivo à cultura desse tipo aí. Eu me envergonho de uma coisa dessas (...) órgão sexual de mulher não é objeto. E ele fala em nome de Deus. De que Deus esse homem está falando? Não é o meu. Esse homem não tem moral, esse homem é vulgar”, completou dizendo que Maffeis deveria ter consciência da representação do cargo que ocupa.
O vereador Wesley Ricardo Coalhato, o Cabo Wesley (União), também fez menção à imagem, dizendo que é um “desrespeito com a cara de todo mundo”. Os demais parlamentares não se pronunciaram.
Distorção
Em resposta ao Hojemais Araçatuba, a Prefeitura informou que “que nem tudo é o que parece ser”, pois o conteúdo foi propositadamente distorcido com a intenção de destruir a imagem do prefeito Leandro Maffeis. “A Prefeitura repudia as intenções difamatórias do vereador Wagner Mastelaro, que não procurou sequer saber o contexto da foto”, reforçou.
A referida imagem, segundo a Prefeitura, foi registrada durante um momento de descontração, em uma festa de confraternização com os servidores da Secretaria de Serviços Públicos, onde todos conheciam o contexto do gesto. A data da foto não foi informada.
O município nega qualquer referência ao universo feminino. O gesto “em forma de triângulo” seria uma mania do ex-secretário de Serviços Públicos, Alexandre Menezes, que aparecia nos vídeos que gravava regularmente mostrando o trabalho da secretaria da qual era parte integrante, fazendo tal gesto para vencer a timidez frente às câmeras e chamava atenção pela postura estática nessa posição.
Alexandre Menezes, que é pivô de denúncia que resultou na abertura de mais uma CP (Comissão Processante) contra o prefeito Leandro Maffeis, foi exonerado do cargo "a pedido", na última segunda-feira (12), segundo publicado no Diário Oficial do município.
“Ora, se o gesto por si só é ofensivo, segue imagem da capa de uma importante publicação americana com na época a primeira-dama Michelle Obama na mesma posição. Trata-se de ofensa?”, comparou a Prefeitura, anexando na resposta a imagem da capa da revista Reader's Digest.
Assim que viralizou a imagem, o próprio Alexandre Menezes respondeu a comentários nas redes sociais falando que seria uma referência a ele, postando links de vídeos em que ele aparece fazendo o gesto.
Aline Galcino - Hojemais Araçatuba