A Prefeitura de Birigui (SP) divulgou nota na tarde desta segunda-feira (19), informando que montou uma estratégia para não deixar a população sem atendimento, mesmo com o término do contrato de gestão da ESF (Estratégia Saúde da Família).
Até a última sexta-feira (16), a OSS (Organização Social de Saúde) Santa Casa de Birigui era responsável pelo gerenciamento das 11 UBSs da cidade. Com o término do contrato, o Hojemais Araçatuba apurou que nessas unidades estariam sendo atendidos apenas casos de pré-natal e de receita médica.
Na nota, a secretária municipal de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, afirma que foi traçada uma estratégia com as equipes da saúde básica, do Centro de Especialidades e do pronto-socorro municipal, para que todos continuem sendo atendidos.
“Teremos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde para a equipe de Saúde da Família, concursados, que farão os atendimentos nas Unidades Básicas, recebendo as pessoas, priorizando os atendimentos”, informa em nota.
Ainda de acordo com a secretária, toda a ação foi traçada de modo que a população usuária do serviço não tenha nenhum tipo de prejuízo.
Novo contrato
Nesta segunda-feira (19) a Prefeitura de Birigui publicou a homologação do resultado do chamamento público que teve como vencedora a OSS Organização Mãos Amigas, de Santos. A outra concorrente, a OSS Associação de Benemerência Senhor Bom Jesus, teve a proposta desclassificada por apresentar valor superior ao teto máximo estabelecido no edital.
Segundo a administração municipal, essa entidade encaminhou e-mail para a Prefeitura abrindo mão do direito de recurso.
Aumento
Ainda na nota divulgada à imprensa, a Secretaria de Saúde informa que o novo contrato aumenta de 20 para 28 o número de equipes da ESF. “Com isso, também teremos um acréscimo de mais oito profissionais médicos, que prospectamos que irão agilizar as agendas em todas as UBSs”, informa a secretária.
De acordo com Cássia, assim que o contrato com a Organização Mãos Amigas for assinado terão início as reuniões para alinhar e começar a entrega da prestação de serviços. Não foi informado se os funcionários demitidos pela Santa Casa de Birigui serão contratados pela nova gestora.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba