Um homem de 33 anos foi preso em flagrante entre o final da tarde e início da noite de quarta-feira (28) em Birigui (SP), após ameaçar atear fogo na casa dele com demais familiares dentro.
Os policiais militares que atenderam a ocorrência relataram que foram chamados para atender uma desinteligência entre casal no bairro Candeias. No local eles encontraram a companheira do investigado, junto com a mãe dele e um irmão dele na esquina da residência.
Segundo a polícia, a mulher contou que o companheiro dela havia chegado em casa alcoolizado e sob efeito de entorpecentes, discutiu e ameaçou atear fogo no imóvel com os demais moradores dentro.
Álcool
Ainda de acordo com a vítima, o acusado chegou a pegar uma garrafa pet de dois litros, que estava com álcool, e jogado o líquido no portão da frente da residência. Como ela disse que pretendia entrar na casa para pegar os pertences dela, os policiais entraram primeiro e encontraram um sofá bloqueando a porta.
Foi visto que no chão da cozinha havia utensílios domésticos quebrados, o fogão estava fora do lugar e a porta do banheiro estava danificada, com duas marcas de socos.
Resistiu
Segundo os policiais, o irmão de acusado tentou convencê-lo a sair do banheiro, mas ele se negou, dizendo que tinha gasolina com ele e que iria atear fogo na casa. Durante a ocorrência uma policial feminina se identificou e também pediu a ele para sair banheiro.
Ele teria respondido que não conversava com mulher e passou a proferir xingamentos. Como os policiais começaram a ouvir barulho de líquido dentro do cômodo, forçaram a porta na tentativa de entrar.
Gás
Eles não conseguiram acesso, por isso utilizaram gás de pimenta, forçando o acusado a abrir a porta. Ao sair ele teria resistido e partido para cima dos policiais, com agressões, por isso foi algemado e levado ao plantão policial.
Apesar de nenhuma das vítimas apresentar ferimentos visíveis, o delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela manutenção da prisão, considerando que o investigado foi surpreendido quando havia acabado de danificar diversos objetos da casa e ameaçado as vítimas de morte, mediante incêndio, além de ter resistido à abordagem.
Ele deverá ser indiciado por ameaça, resistência e dano no contexto da violência doméstica. Após ser ouvido, o acusado permaneceu à disposição da Justiça para ser apresentado em audiência de custódia.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba