Uma mulher de 38 anos, moradora em Birigui (SP), teve rins, fígado, córneas e o coração captados após ter a morte cerebral constatada durante tratamento médico na Santa Casa da cidade. Essa foi a segunda captação de órgãos no hospital em três dias. As equipes também captaram o coração da paciente para a retirada de válvulas.
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, a doadora foi internada no dia 26 de junho após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Apesar do tratamento intensivo, ela teve a morte encefálica constatada no domingo (2).
Consultados pela OPO (Organização de Procura de Órgãos) do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto, os familiares autorizaram a doação dos órgãos, que foram disponibilizados à Central Nacional de Transplantes, que faz a indicação dos pacientes que aguardam na fila.
Captação
A captação dos órgãos foi realizada por equipe do Hospital das Clínicas de São Paulo, sob coordenação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Birigui. O hospital também ofereceu apoio de profissionais.
O procedimento foi realizado entre as 11h50 e as 14h de segunda-feira (3). Os rins e as córneas foram encaminhados para São José do Rio Preto, o fígado enviado para Botucatu e as válvulas cardíacas foram transportadas para Curitiba. Elas podem beneficiar até duas pessoas, geralmente crianças.
No último sábado (1), um paciente de 50 anos, também morador em Birigui (SP), teve fígado e rins captados na Santa Casa da cidade onde havia sido internado após um AVC hemorrágico.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba