Offline
Homem é preso ao tentar esfaquear guarda municipal em Birigu
Novidades
Publicado em 16/08/2023

Um homem de 46 anos foi preso no início da manhã desta terça-feira (15), em Birigui (SP), por tentativa de homicídio, acusado de tentar esfaquear um guarda municipal que trabalha no Céu das Artes. Ele também poderá responder por posse ilegal de arma de fogo e por descumprir medida protetiva, crimes que serão apurados em inquérito policial.

Os guardas municipais que apresentaram a ocorrência relataram que o investigado já vinha ofendendo e ameaçando a equipe que trabalha no Céu das Artes. Tanto que na segunda-feira ele foi detido e apresentado no plantão policial por desacatar os guardas, inclusive uma do sexo feminino, com gestos obscenos.

No mesmo dia, durante a noite, duas mulheres que estudam no Céu das Artes registraram boletim de ocorrência comunicando que tiveram os respectivos veículos riscados pelo investigado, que mora próximo ao local público.

Facada

O guarda que foi vítima de tentativa de homicídio contou que no início da manhã desta terça-feira, quando trocava de turno no Céu das Artes, o acusado entrou no prédio. Como deixava o posto, havia passado a arma de fogo e guardado os pertences pessoais no carro.

Ele retornou para prestar apoio ao colega e, ao se aproximar, o investigado teria sacado uma faca da bainha de um canivete que trazia na cintura. O acusado teria usado a faca para dar golpes e estocadas na vítima, vindo a acertá-la na região do abdômen, rasgando a farda e riscando a pele, mas não chegou a perfurar. 

O guarda e o companheiro de farda ainda teriam tentado tirar a faca das mãos do investigado, que correu, entrou na casa dele e se trancou, vindo a ser detido com apoio de outras viaturas e da Polícia Militar.

Medida protetiva

Segundo o que foi relatado, havia uma mulher na residência, a qual disse que possuía medida protetiva contra o acusado, que não poderia estar no imóvel. A mulher teria alegado que não sabia mais o que fazer, pois viveria praticamente trancada em um quarto com medo dele.

Nessa residência havia várias ferramentas, facas, canivetes, facões e uma espingarda, objetos que foram apreendidos. Quando era colocado na viatura, o investigado teria mordido o braço de um dos guardas municipais. A Polícia Militar Ambiental também foi chamada devido à existência de animais silvestres na residência e tomaria as devidas providências.

Cavalo

Ao ser ouvido na delegacia, o acusado alegou que foi ao Céu das Artes pedir para o guarda municipal olhar um cavalo que possui, que estaria preso em uma corda, enquanto ele iria ao Posto da Saúde Mental de Birigui buscar medicamentos.

Na versão dele, enquanto conversava com um dos guardas, o que havia encerrado o expediente e deixava o local teria retornado e desferido um soco na cabeça dele. Diante disso, teria sacado a faca e a “passado” na barrigada da vítima, para “assustá-la”, antes de sair correndo para a casa dele.

O investigado disse ainda que mora com a esposa na residência onde foi detido faz sete anos e não teria recebido nenhuma intimação de medida protetiva.

Preso

O delegado que presidiu a ocorrência confirmou a prisão em flagrante pela tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil e representou pela conversão em prisão preventiva.

Sobre o crime de posse irregular de arma de fogo e descumprimento de medida protetiva, será apurado em inquérito policial. Segundo o que foi relatado, a espingarda apreendida está em condições precárias e não possui sequer gatilho, precisando passar por perícia.

O mesmo deve ocorrer com relação a possível descumprimento da medida, já que a mulher não compareceu ao plantão policial para ser ouvida. Após ser ouvido, o acusado permaneceu à disposição da Justiça.

 

 
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Comentário enviado com sucesso!