Um homem de 39 anos, morador no bairro Jandaia, em Birigui (SP), foi preso no início da manhã desta terça-feira (26) após ser ferido por pelo menos cinco tiros quando estava na frente da casa dele. A prisão foi em cumprimento a um mandado expedido pela Justiça local, por dívida de mais de R$ 13 mil de pensão.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, pouco antes das 7h policiais militares foram informados de uma tentativa de homicídio na rua João Fiorotto e no local encontraram a vítima sendo socorrida por populares.
Eles acionaram o resgate e devido à grande quantidade de sangue, não conseguiram precisar onde os disparos atingiram a vítima. Depois que o Corpo de Bombeiros prestou o primeiro atendimento e o homem foi levado ao pronto-socorro, os policiais permaneceram preservando o local para a realização de perícia.
Investigação
A Polícia Civil foi informada e encaminhou uma equipe para acompanhar os trabalhos. Ainda de acordo com o que foi informado, o celular da vítima foi encontrado dentro da residência, para onde havia sido levado por um familiar. Ele tinha manchas de sangue.
Os peritos recolheram dois projéteis e não foram localizadas cápsulas no local, indicativo de que o autor do crime teria usado um revólver e não uma pistola.
Grave
Em contato com o pronto-socorro, a polícia foi informada que a vítima apresentava cinco ferimentos por disparos de arma de fogo: um no rosto, um no tórax, um na bacia, um no cotovelo e outro no punho esquerdos.
O estado clínico do paciente era considerado estável, mas ele permanecia internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa, aguardando para ser submetido a cirurgia.
Preso
Em consulta ao sistema, a polícia encontrou o mandado de prisão civil em aberto, expedido pela 3ª Vara Criminal de Birigui, referente a dívida de R$ 13.218,45, em pensão. Esses valores referem-se a parcelas vencidas de junho de 2022 a março de 2023 e as vincendas no decorrer do processo.
Assim, a vítima permanecerá sob escolta policial até receber alta e em seguida será apresentada na delegacia para ficar à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tentativa de homicídio e um inquérito será instaurado. A polícia tentará encontrar imagens de câmeras de monitoramento que auxiliem no esclarecimento do caso.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba