O biriguiense Rodrigo Alves Teixeira e o professor Paulo Picchetti, devem assinar na próxima terça-feira (2), os termos de posse como diretores do Banco Central, para mandato que irá até 31 de dezembro de 2027. Ambos tiveram a indicação aprovada pelo Senado Federal no início do mês, após indicação do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Inicialmente foi divulgado que Teixeira seria titular da diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, enquanto Picchetti assumiria a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, respectivamente.
Entretanto, nesta sexta-feira (29), o Valor Econômico divulgou que o biriguiense ocupará a Diretoria de Administração do BC. “A alteração, promovida em total consonância e com a concordância unânime de toda a Diretoria Colegiada, atende ao disposto no Regimento Interno do BC”, informa nota da autarquia publicada pelo Valor Econômico.
Biografia
Teixeira, que ocupará no BC lugar de Mauricio Moura, é servidor de carreira da autarquia desde 2002 e atua como secretário especial adjunto de Análise Governamental na Casa Civil. Ele é professor do departamento de economia da PUC-SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Economista graduado pela USP (Universidade de São Paulo) em 1999, Teixeira obteve os títulos de Mestre (2003) e Doutor (2007) em Economia pelo IPE-USP (Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo).
No Banco Central ele atuou no Depec (Departamento Econômico). Também foi diretor-adjunto da Diretoria de Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão vinculado à SAE/PR (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República).
Foi assessor na Assessoria Econômica da Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (ASSEC/MPOG); chefe de Gabinete da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de São Paulo de janeiro de 2013 a julho de 2014, e Secretário Adjunto.
Foi ainda assessor do gabinete da SOF (Secretaria do Orçamento Federal), no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão; e assessor especial na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG), na Casa Civil da Presidência da República.
Agência Trio Notícias