Da redação Diego Alves
Na tarde desta segunda-feira, os vereadores da Câmara Municipal de Birigui se reuniram em uma Sessão Extraordinária para deliberar sobre o Parecer Final da Comissão Processante nº 1 de 2024. A decisão, baseada nos Incisos VII e X do Artigo 4º do Decreto-Lei 201/67, resultou na cassação do mandato do Prefeito Municipal, Leandro Maffeis.
A Comissão foi instaurada após a aprovação de um pedido protocolado pelo Requerimento nº 42 de 2024 e tinha como objetivo investigar uma possível infração político-administrativa cometida pelo prefeito. A acusação se baseava no uso indevido das placas oficiais da Prefeitura em um veículo particular, que não fazia parte da frota municipal.
O vereador Wesley Ricardo Coalhato, conhecido como Cabo Wesley, assumiu a presidência da Comissão, acompanhado pelo vereador Fabiano Amadeu de Carvalho, como relator, e pelo vereador Paulo Sergio de Oliveira, conhecido como Paulinho do Posto, como membro.
Após uma análise minuciosa dos fatos e evidências apresentadas, a Comissão concluiu que houve irregularidades por parte do prefeito, configurando uma violação ética e legal. Como resultado, por unanimidade, decidiu-se pela cassação do mandato de Leandro Maffeis, com 14 votos a favor da cassação e 1 voto contrário da vereadora Sí do Combate ao Cancer.
Diante da cassação do chefe do executivo Leandro Maffeis, o vereador André Firmino, então presidente da Câmara Municipal deve assumir o executivo nesta próxima terça-feira (23). Já o vereador Cabo Wesley, o vice-presidente da Câmara passa para a presidência do Legislativo.
Defesa
Segundo a defesa de Leandro Maffeis, o Advogado Dr. Patrick Allan, um pedido de intervenção da justiça deve ser protocolado nesta terça-feira (23).