Offline
Prefeitura de Birigui confirma que não está direcionando esgoto para o sistema de tratamento
Novidades
Publicado em 19/06/2024

A Prefeitura de Birigui (SP) emitiu nota ao Hojemais Araçatuba nesta terça-feira (18), confirmando que não está direcionando o esgoto coletado no município para o sistema de tratamento.

Na segunda-feira (17), os vereadores Marcos Antônio dos Santos (UB), o Marcos da Ripada, e Wesley Ricardo Coalhato (UB), o Cabo Wesley, publicaram um vídeo nas redes sociais, informando que há denúncia de que há cerca de um mês o esgoto coletado no município não estaria sendo tratado.

Eles gravaram imagens de uma ponte sobre o ribeirão, a cerca de 1,5 quilômetro distante da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde deveria ser despejada a água proveniente do esgoto tratado. Porém, nesse trecho, a água aparece com coloração escura e forte odor, de acordo com eles.

Inversores

A Prefeitura informou que recentemente, sem citar a data, os inversores de frequência da Estação Elevatória da ETE apresentaram problemas, cujas causas ainda estão em fase de apuração. Segundo o município, por se tratar de um modelo antigo, que não está mais em fabricação e com peças de reposição difíceis de encontrar, as empresas avaliaram e constataram que era inviável o conserto dos equipamentos.

"Por conta da paralisação dos dois equipamentos responsáveis pelo funcionamento da estação elevatória, não é possível direcionar o esgoto para o sistema de tratamento. O esgoto que está sendo tratado, é o coletado até o momento da paralisação dos inversores" , informa a nota.

Novo equipamento

A administração municipal informa que foi sugerida a substituição dos inversores de frequência por um modelo atual e na urgência de resolver o problema, foi adquirido emergencialmente, um novo equipamento para entrar em operação.

"A administração está tomando as medidas necessárias para substituir o outro inversor danificado, garantindo o pleno funcionamento da elevatória" , informa em nota.

Visita

Nesta terça-feira, os vereadores Marcos da Ripada e Wagner Mastelaro (PT), que integram a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Birigui, percorreram o ribeirão Baixotes e confirmaram que não está sendo despejado esgoto tratado proveniente da ETE, mas sim, esgoto direto na água.

Eles também visitaram casa de máquinas da ETE, onde é feito o recalque do esgoto, que está paralisada. Ainda de acordo com os parlamentares, uma das bombas estaria parada há dois anos. Os vereadores coletaram amostras da água para análise, em uma ponte na divisa de Birigui com Brejo Alegre.

 

 
Agência Trio Notícias
Comentários
Comentário enviado com sucesso!