Da redação Diego Alves
Durante a “Operação Impacto”, nesta sexta-feira (09), que inclui patrulhamento ambiental e policiamento náutico, a equipe de fiscalização flagrou um pescador realizando pesca irregular no Reservatório da UHE – Tijoá, localizado no município de Birigui. A abordagem ocorreu nas proximidades do linhão, onde o pescador utilizava um cano de PVC para bater na água, prática conhecida como “batida”, para atrair peixes para suas redes.
O pescador admitiu conhecer a ilegalidade do método, mas alegou ser a única forma de capturar Tilápias no local. Durante a fiscalização, foram recolhidos um lance de redes de emalhar com malhas de 12 mm, totalizando 250 metros, e aproximadamente 11,93 kg de pescado da espécie Tilápia.
Diante da infração, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental com base no Artigo 35 da Resolução SIMA nº 05 de 2021, que proíbe o uso de métodos não permitidos para pesca. A penalidade aplicada foi uma multa simples de R$ 1.238,60. Além disso, a equipe apreendeu o material e o pescado: as redes foram depositadas na sede do pelotão e os peixes foram destinados ao Lar da Velhice de Araçatuba. A embarcação e o motor foram temporariamente retidos com o infrator.
A ocorrência será encaminhada à delegacia responsável e o autuado foi orientado a comparecer ao Atendimento Ambiental para tratar da autuação.