Um comerciante de 37 anos, proprietário de uma loja de açaí em Birigui (SP), foi baleado na noite de domingo (15), dentro do estabelecimento. Um jovem de 23 anos que esqueceu o celular e voltou para buscá-lo depois do crime chegou a ser detido, mas foi liberado.
Segundo o que foi relatado, era por volta das 19h quando houve a informação de que teria ocorrido uma tentativa de homicídio em uma loja de açaí, instalada na avenida Vitória Régia, no bairro Cidade Jardim.
Quando os policiais militares chegaram ao local, a vítima recebia atendimento da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e em seguida foi encaminhada para o pronto-socorro municipal.
Testemunha
A área foi isolada para perícia e os policiais conversaram com a outra proprietária do estabelecimento. Ela contou que momentos antes do crime dois rapazes haviam entrado na loja e pedido açaí.
Segundo a testemunha, um deles estava com um capuz na cabeça, parecia estar bastante nervoso e foi ele quem pagou pelo açaí. Logo após pegar o pedido, os dois rapazes foram para a área externa do prédio, enquanto ela foi para o setor de preparo do alimento.
Ainda de acordo com a testemunha, neste momento o comerciante estava sentado em uma mesa. Enquanto a mulher estava na área de preparo de açaí, ela ouviu vários disparos de arma de fogo. Ao olhar pela janela usada para fazer a entrega dos pedidos, ela viu um homem com capacete na cabeça guardando uma arma e saindo do prédio.
Celular
Enquanto estavam preservando o local, um celular que foi deixado no estabelecimento começou a tocar. A comerciante atendeu e um homem comentou que estava no local no momento dos disparos e acabou esquecendo o aparelho.
Esse homem foi orientado a ir buscar o celular, porém, momentos depois uma mulher dizendo ser irmã dele apareceu na loja. Ela foi informada que o proprietário do celular que deveria ir buscá-lo e, instantes depois, um jovem de 23 anos aparece, dizendo ser o dono do aparelho.
Ainda de acordo com o que foi relatado, esse jovem foi reconhecido como sendo um dos rapazes que havia pedido açaí momentos antes de a mulher ouvir os disparos de arma de fogo.
Os policiais militares relataram que o rapaz aparentava estar bastante nervoso e apresentou versões diferentes a respeito dos fatos. Por isso, ele foi detido e levado para o plantão policial, onde também foi apresentado o celular que ele teria esquecido.
Internado
Outra equipe da Polícia Militar foi ao pronto-socorro para obter informações da vítima. Segundo o que foi relatado, a equipe médica informou que o paciente não corria risco de morrer em função dos ferimentos, porém, seria internado para ser submetido a cirurgia.
O local onde ocorreu o crime passou por perícia e o celular da vítima também foi recolhido para passar por perícia. O jovem que havia esquecido o celular foi ouvido e liberado em seguida.
O caso foi registrado como tentativa de homicídio e um inquérito será instaurado.